Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Nacional

Rondoniense vence nos pênaltis e é campeão do primeiro turno

O Rondoniense Social Clube levantou a taça de Campeão do primeiro turno do Campeonato Estadual de Futebol de Rondônia na noite deste sábado (23), no estádio Aluizão em Porto Velho. O "Periquito" venceu o Genus nos pênaltis por 4x2 e alcançou seu primeiro título da era profissional de forma invicta.

Depois de empatar em 1x1 no jogo e ida e 0x0 no tempo normal, o jogo de volta foi para a decisão por penalidades. O primeiro a bater pelo Genus foi Tcharles, que marcou. Pelo Rondoniense foi a vez de André Júnior fazer o seu também. E nova cobrança do Genus, Alex marcou e Quintino deixou tudo igual para o Rondoniense.

A disputa estava empatada até que Júlio Cesar do Genus cobrou na trave, para desespero da torcida aurigrená. Ficou pior quando Michel do Rondoniense bateu e marcou, abrindo 3x2. Na sequência, o zagueiro Vitão foi para a quarta cobrança do Genus e mais uma vez chutou na trave.

Coube ao artilheiro do Rondoniense, o centroavante Marco Aurélio "Bochecha" então a missão fazer e definir a partida, colocando o nome do Rondoniense na história do torneio e finalizando a fatura em 4x2. "É uma emoção muito grande jogar nesse time. Tenho muito orgulho do que conquistamos", disse o atleta durante entrevista à imprensa.

Festa no Aluizão para o "Periquito" da Zona Leste que garante oficialmente uma vaga na grande final da competição. Caso o Rondoniense também seja campeão do segundo turno, o título será automático, sem necessidade de final.

O jogo

Tanto no primeiro quanto no segundo tempo coube ao Genus os lances que levaram maior perigo de gol. Por várias vezes o atacante Tcharles chegou com chances reais de abrir o marcador, mas foi parado pelo goleiro Dida. O Rondoniense se defendeu durante todo o jogo e em alguns momentos também levou perigo ao gol de Tiago Rocha, mas com pouca efetividade.

Após a vitória o técnico Ariel Mamede exaltou a garra da equipe e também o exemplo que a equipe dá ao futebol brasileiro. "A história desse time é muito bonita, deve ser contada e divulgada. Acho que todas as equipes do Brasil deveriam fazer como o Rondoniense, investir na base. Saio daqui com minha missão cumprida e um grande aprendizado também", lembrou o treinador.

O Rondoniense comemora o título, mas já tem compromisso no próximo sábado (30) contra o Ji-Paraná no estádio Biancão, a partir das 19h. Já o Genus tem compromisso no meio de semana, quando vai à Alagoas na próxima quarta-feira (27) fazer o jogo de volta contra o ASA de Arapiraca. A partida está marcada para às 20h30 horário de Brasília.

Ficha técnica

Genus: Tiago, Guarate, Juninho, Edson Júnior, Vitão, Julio Cesar, Fernandinho, Carlinhos, Tcharles, Alex, Wellington. Téc. Claudemir Pontin.

Rondoniense: Dida, Cássio, Dhonatan, João Paulo, Rafael Viot, Michel, Lucas, André Jr., Quintino, Rerisson (Marco Aurélio) e Fernando. Téc. Ariel Mamede.

Arbitragem: Arnoldo Figarela, auxiliado por Edilson Soares Falcão e Célio da Silva Santos. Servílio Patrício foi o quarto árbitro.

Publico: 1012 pagantes, 305 não pagantes

Renda: R$ 20.240,00

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo dos EUA revoga sanções contra Alexandre de Moraes impostas pela Lei Magnitsky

Após decisão de Alexandre de Moraes anulando decisão da Câmara, STF vota perda do mandato de Carla Zambelli

Câmara Federal rejeita cassação da deputada Carla Zambelli

Vídeo: deputado é retirado a força da mesa diretora da Câmara Federal