Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Nacional

STF declara trânsito em julgado e abre caminho para prisão definitiva de Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou nesta terça-feira (25) o trânsito em julgado do processo que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. A decisão encerra as possibilidades de recurso e permite o início da execução das penas na prisão.

Segundo a Corte, também tiveram seus processos encerrados Alexandre Ramagem e Anderson Torres, que não apresentaram os segundos embargos de declaração dentro do prazo, finalizado na segunda-feira (24).

Com o trânsito em julgado, o relator Alexandre de Moraes deverá determinar o início do cumprimento das penas, o que pode ocorrer a qualquer momento. Após essa etapa, os condenados serão encaminhados aos locais de execução definidos pelo ministro.

Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado, por liderar organização criminosa que buscou impedir a posse do presidente Lula. Ramagem recebeu pena de 16 anos, 1 mês e 15 dias, também em regime fechado, e Anderson Torres foi condenado a 24 anos, igualmente em regime inicial fechado.

As defesas haviam afirmado que ainda poderiam apresentar embargos infringentes, mas esse tipo de recurso só é admitido quando há ao menos dois votos pela absolvição — situação que não ocorreu no julgamento de setembro. Por isso, o STF considerou o recurso incabível e determinou o trânsito em julgado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo dos EUA revoga sanções contra Alexandre de Moraes impostas pela Lei Magnitsky

Após decisão de Alexandre de Moraes anulando decisão da Câmara, STF vota perda do mandato de Carla Zambelli

Câmara Federal rejeita cassação da deputada Carla Zambelli

Vídeo: deputado é retirado a força da mesa diretora da Câmara Federal