Rondônia, 06 de janeiro de 2025
Nacional

STJ afasta governador de Alagoas do cargo às vésperas do 2º turno

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), do cargo. Ele é alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga um suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do estado.

A operação, batizada de Edema, apura supostos desvios de recursos públicos desde 2019, com envolvimento do governador. A polícia cumpre 31 mandados de busca e apreensão. Entre os endereços são a Assembleia Legislativa e a sede do governo.

Os envolvidos são investigados por organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. A apuração corre em sigilo, segundo a PF.

Na decisão, o STJ afastou Dantas do cargo e ainda determinou que ele e os demais investigados, que não tiveram o nome divulgado, mantenham contato entre si e frequentem os órgãos públicos envolvidos na apuração.

Paulo Dantas está em um hotel em São Paulo, onde é alvo de buscas pessoais. A PF tem ordem de vasculhar a bagagem do governador e recolher seu telefone.

Dantas tenta a reeleição e, no primeiro turno. ficou à frente da disputa contra Rodrigo Cunha (União).

A operação, inicialmente, foi deflagrada em 4 de março deste ano. De acordo com as informações da Polícia Federal, à época, ela envolveria uma organização criminosa de lavagem de dinheiro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Receita Federal irá monitorar dados de cartão de crédito e Pix

Estoques de vacinas estão 100% abastecidos, diz Ministério da Saúde

Pesquisas eleitorais não precisam ser registradas em ano sem eleições

Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025