Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Nacional

Termo de compromisso leva a suspensão de obra da sede do TRF

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) anulou a licitação para a construção da sua nova sede em Brasília depois de constatadas irregularidades na execução da obra. A medida, tomada pelo próprio Tribunal, integra o termo de compromisso assinado pelo presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza e o presidente do TRF-1,desembargador Jirair Megueriam, O compromisso é resultado dos trabalhos realizado no âmbito de um Procedimento de controle Administrativo (PCA 200810000001848), relatado pelo conselheiro Mairan Maia Júnior, instaurado pelo Conselho Nacional de Justiça para acompanhar o andamento das obras do tribunal. A preocupação inicial era averiguar se havia prejuízo aos cofres públicos no andamento das obras, mas a última auditoria realizada pelo TCU encontrou vícios n a execução do contrato , bem como no próprio contrato celebrado, que poderiam causar grave lesão ao erário.

Dentre as irregularidades do contrato estavam: projeto executivo deficiente, superdimensionamento do projeto e sobrepreço de R$ 35 milhões no orçamento. Já na execução, faltou cronograma de desembolso , ocorreram pagamentos de serviços não previstos contratualmente e foram realizados serviços de fundação em desconformidade com os estudos técnicos realizados, além de outras questões apontadas.

Além de anular a licitação, o TRF da 1ª Região deverá promover, em dois meses, novos estudos técnicos sobre a construção de sua nova sede, corrigindo todas as irregularidades apuradas e prevenindo novos problemas. Para a nova contratação, os processos licitatórios deverão ser individualizados no que for possível e economicamente vantajoso, de modo a ampliar a competição e selecionar melhores preços e técnicas.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo dos EUA revoga sanções contra Alexandre de Moraes impostas pela Lei Magnitsky

Após decisão de Alexandre de Moraes anulando decisão da Câmara, STF vota perda do mandato de Carla Zambelli

Câmara Federal rejeita cassação da deputada Carla Zambelli

Vídeo: deputado é retirado a força da mesa diretora da Câmara Federal