Rondônia, 23 de novembro de 2024
Nacional

Vídeo: vereador denuncia suposto suborno de prefeito e joga dinheiro pela janela

O vereador Sababa Filho (PCdoB), da cidade de Cândido Mendes, interior do Maranhão, jogou dinheiro pela janela da Câmara Municipal. A alegação? Ele denunciou um suposto suborno feito pelo prefeito Facinho Rocha (PL). Vídeos que circulam pela internet mostram populares num alvoroço onde tudo aconteceu.

A Band teve acesso a outro vídeo, no qual mostra o vereador numa espécie de tribuna em que começa a fazer as acusações contra Facinho. Na ocasião, ele retira vários malotes de dinheiro de uma bolsa e diz que a vida dele está em risco.

“Como eu disse, hoje, eu posso estar assinando a minha sentença de morte, e os meus familiares, qualquer um deles, tome cuidado na sua vida [...]. Eu tenho certeza que ninguém tiraria de seu bolso quase R$ 300 mil para dar para um vereador de oposição”, disse Sababa ao lamentar a falta de verba para a saúde, educação.

Apurações da Band destacam que o prefeito deu quantia ao vereador para que ele deixasse o mandato. O opositor até simulou o início de um discurso de renúncia, mas rasgou o que seria a carta de despedida da Câmara.

Já na parte de fora da Câmara, outro vídeo mostra populares catando as cédulas que caíam da janela. A reportagem entrou em contato com a defesa do vereador, mas não obteve respostas.

Resposta do prefeito
Por meio de nota enviada pelo advogado à Band, o prefeito Facinho repudiou as acusações de Sababa ao chamá-las de infundadas e levianas. Além disso, ressaltou que tomará as medidas judiciais cabíveis contra o opositor. Leia a íntegra abaixo:

A Prefeitura Municipal de Cândido Mendes repudia veementemente os acontecimentos ocorridos na sessão da Câmara Municipal, onde o vereador Sababa Filho fez acusações infundadas e levianas sobre o prefeito desta cidade.

É com indignação que nos deparamos com tais declarações, afirmando que teria recebido uma quantia exorbitante para renunciar ao seu mandato. Ressaltamos que a postura deste vereador em jogar cédulas de dinheiro pela janela, mesmo que em valor muito inferior ao alegado, é um ato irresponsável e desrespeitoso.

Desde o início de nosso mandato, sempre buscamos manter uma relação de respeito e independência com a Câmara Municipal, prezando pela autonomia e soberania do poder legislativo. O que estamos presenciando é uma clara tentativa de desestabilizar o trabalho sério e comprometido que tem sido desenvolvido para o bem da cidade de Cândido Mendes.

Reiteramos que as acusações do vereador são infundadas e visam única e exclusivamente criar um espetáculo político com o intuito de atrapalhar a condução do mandato do prefeito. Trata-se de uma clara perseguição política, que não condiz com os princípios democráticos e o respeito ao processo político e institucional.

Informamos que todas as medidas judiciais cabíveis serão tomadas para esclarecer a verdade e proteger a integridade do prefeito e de sua administração. Buscaremos a devida apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos na propagação de informações inverídicas.

Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e a ética em nossa gestão, e não permitiremos que ações difamatórias e caluniosas prejudiquem o desenvolvimento do município.

A Prefeitura Municipal de Cândido Mendes seguirá trabalhando de forma brilhante em prol da população, buscando sempre o bem-estar e o progresso de todos os cidadãos desta cidade.

Atenciosamente,

José Bonifácio Rocha de Jesus

Prefeito Municipal.

 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Rondônia apresenta a menor taxa de desemprego do país

Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”

PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe após vitória de Lula

Polícia Civil apura fraudes de R$ 40 milhões contra Banco do Brasil