Rondônia, 05 de maio de 2024
Geral

CARAVANA DA TRANSPOSIÇÃO SEGUE A BRASÍLIA PARA PRESSIONAR GOVERNO E CONGRESSO

Mais de mil servidores públicos rondonienses seguiram na manhã deste sábado à Brasília em uma ação sem precedentes para tentar pressionar o Governo Federal e Congresso e fazer valer a Emenda que garantiu a Transposição do funcionalismo aos quadros da União. Desde 2009, quando uma emenda a Constituição Federal assegurou esse direito, pouca coisa foi feita e nem mesmo a presença da presidente Dilma Roussef, no ano passado em Porto Velho, conseguiu resolver o impasse. Há dúvidas sobre quem pode ser beneficiado, sendo que a Advocacia Geral da União defende que o benefício somente àqueles contratados até a posse do primeiro governador do Estado.

A ida a Capital Federal foi articulada por lideranças sindicais com apoio da Assembleia Legislativa e Governo. Os servidores devem chegar à Brasília na próxima segunda-feira e há previsão de manifestações no Ministério do Planejamento, Casa Civil e Congresso Nacional. Prefeitos, todos os deputados estaduais e o governador Confúcio Moura se juntam ao funcionalismo nas movimentações nos órgãos públicos.

Segundo o chefe da Casa Civil, representantes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público também foram convidados.

A caravana com 21 ônibus deixou a Praça das Caixas D’Água por volta das 10 horas deste sábado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

MESMO COM PRESSÃO DA AGU, SERVIDORES FECHAM A BR-364 NA CAPITAL

Sindicatos mobilizam servidores para acampar em Brasília e paralisar as obras das usinas do Rio Madeira

Sindicalistas confirmam mobilização de servidores em Brasília

AROM apoia atos públicos sindicais em Brasília pela transposição

Com apoio dos sindicatos, Hermínio garante recursos do transporte junto ao Governo para manifestantes em Brasília

Tudo pronto para a caravana que vai levar mais de mil servidores estaduais a Brasília