Rondônia, 23 de novembro de 2024
Opinião

Dia de Campo Don Enrique discute técnicas de incentivo à pecuária leiteira em Rondônia

No último sábado (20), lideranças políticas e grandes expoentes do agronegócio voltaram as atenções para o tradicional Dia de Campo do Sítio Don Enrique, em Porto Velho. Incentivos, dicas de como melhorar a criação, alimentação e até aumentar a produção da atividade leiteira no estado foram os assuntos que tomaram conta do evento. Em Rondônia, a pecuária leiteira tem grande relevância econômica e social, com a mão de obra empregada nas propriedades basicamente familiar.

Para o organizador do evento, pecuarista Walter Waltenberg, os agricultores que participam de eventos como este conseguem assimilar tudo que foi passado pelos palestrantes, colocando em prática na sua propriedade com a certeza de um grande aumento na lucratividade. “Nós aplicamos aqui, todas as técnicas no seu grau máximo, trazemos palestrantes de fora, pessoas renomadas nas suas atividades param nos ensinar a fazer o que é certo e o produtor sai daqui com muita vontade de produzir”, afirmou.

O produtor Claudio Bezerra conta que sempre participa dos eventos voltados para o ramo do agronegócio a fim de melhorar seus conhecimentos e aplicar as novas técnicas em sua propriedade. “Esse tipo de evento é muito importante para nós agricultores, porque assim aprendemos a produzir produtos de qualidade com quem entende sobre o assunto”, disse.

Segundo o presidente da Emater, Francisco Coutinho, a meta para o ano de 2016 é aumentar a produção de leite em Rondônia. “Nós temos uma meta estipulada até 2018 para aumentar nossa produção, queremos sair dos 2,5 milhões para os 4,5 milhões de litro de leite diariamente”, explicou.

De acordo com o senador Ivo Cassol, Rondônia tem enorme potencial para o crescimento no setor, sendo apenas necessário mais investimento. “A crise no estado de Rondônia começou mais tarde, porque temos uma bacia leiteira e produzimos alimento muito forte. Nós precisamos que esses investimentos continuem e se fortaleça para que os nossos produtores possa agregar valor em cima da sua propriedade”, explicou.

Para o deputado Luiz Cláudio, o benefícios do evento são muitos para os produtores que assimilam melhores ideias e ficam por dentro das novas tecnologias que vem facilitando o trabalho na produção de leite. “Esse evento é muito importante para nossos produtores, uma vez que eles vão adquirir novos conhecimentos e com certeza irão melhor na sua produtividade e alavancar suas vendas. A Emater dando assistência técnica e tendo credito para isso, o produtor pode aumentar sua renda”, destacou.

Participaram também do evento, especialistas como José Jacinto Júnior, pecuaristas da bovinocultura leiteira familiar, grandes empresários do campo, bancos de fomento, como o Banco da Amazônia e agências de pesquisa e extensão rural, como Emater e Embrapa e políticos como Ivo Cassol, Luiz Cláudio e Marinha Raupp. 

O encontro já está na sua 6ª edição e recebeu toda estrutura de apoio da Emater e das secretarias Municipal e Estadual de Agricultura.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Dia Nacional do Campo Limpo tem recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Justiça tenta conciliação para evitar confronto em reintegração de fazendas invadidas pela LCP

VI Dia de Campo Don Enrique reúne lideranças do agronegócio em Porto Velho

Rondônia e Acre se unem para apresentar propostas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Contagem regressiva para início da 2ª edição da Portoagro

Dia Especial mostra técnicas de manejo de pastagem irrigada em Vilhena