Agência de regulação promete equilibrar prestação de serviços públicos
Rondônia passa a contar a partir desta terça-feira (7) com a Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado (Argero) que tem a missão de garantir o equilíbrio e a melhoria dos serviços prestados pelo governo estadual. A agência deve regular, mediar e fiscalizar vários setores. O primeiro, já com contrato fechado, é a qualidade da água fornecida pela Companhia de Águas e Esgoto (Caerd) nas cidades onde a companhia atua. A cerimônia de inauguração da sede oficial aconteceu na manhã desta terça.
De acordo com o diretor-presidente da Argero, Marcelo Henrique de Lima Borges, a agência é uma autarquia especial que precisa primar por certa independência. O mandato do presidente finaliza um ano após o mandato do governador. “O grande papel da agência é regular, mediar, e por último fiscalizar. Ela regula o setor, diz quais são as regras do jogo, media qualquer tipo de conflito existente até a efetiva regulação, e depois vai fiscalizar pra ver se tudo o que determinou no papel vai estar sendo executado”, garante Marcelo.
A primeira atuação da agência será no abastecimento de água e também no atendimento ao consumidor feitos pela Caerd. Marcelo diz que uma demanda grande da população, principalmente com reclamações na forma de atendimento têm influenciado para a busca das melhorias. “Já estamos atuando na regulação da qualidade da água. Qual o percentual de cada produto que precisa ser utilizado para se garantir uma água com 100% de qualidade para ser consumida. Outro que já estamos em conversa para buscar a regulação e melhorias é no atendimento ao público que já é fruto de alguma demandas que chegam pra gente da população.”
A Argero pretende atuar ainda nos setores de energia, telefone, transporte, petróleo, e outros. Em relação a energia e telefone, Marcelo informa que ainda precisa haver um acordo com a Anatel e Aneel, para que a agência possa regular a prestação do serviço em Rondônia.
Antes da Argero, existia a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Rondônia (Asper). Quem esteve à frente por um ano foi Hiran Castiel, que hoje atua como diretor de administração e planejamento da Argero. Para ele, houve uma evolução com a criação de agência como autarquia. “Veio num momento em que a população precisa de uma agência reguladora, para podermos fazer um trabalho técnico de equilíbrio entre o consumidor, o prestador de serviço e o estado. Há a necessidade de uma fiscalização e regulação. Por isso digo que houve um melhoria. É como se estivéssemos na selva [Asper] e agora chegamos a cidade para desenvolver na cidade o que aprendemos”, acredita Hiran.
A população pode sugerir e reclamar através da ouvidoria, por enquanto apenas presencial. Segundo a Argero, em breve será instalado um telefone 0800 para que as denúncias, caso existam, possam ser feitas de forma anônima. A Argero está localizada na Rua José do Patrocínio, 822, Centro de Porto Velho.
Veja Também
Mais duas pessoas morrem em Porto Velho em acidentes diferentes envolvendo motos
Operação Império da Lei prende 7 e apreende arma da Polícia Civil do Mato Grosso em Nova Mamoré
Após mulher relatar agressão, homem é encontrado gravemente ferido dentro de casa
Criminosos invadem residência pelo telhado, rendem adolescente e fogem com R$ 10 mil