Agentes penitenciários anunciam greve por tempo indeterminado a partir da quinta-feira
O Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores de Rondônia (Singeperon) anunciou neste sábado que deliberou na sexta-feira greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira.
O principal motivo, segundo informa o Singeperon, é a não aprovação da minuta do Plano de Carreiras, Cargos e Remunerações (PCCR) entregue pela Secretaria Estadual de Justiça (Sejus). O documento ainda deverá ser analisada pelas Secretarias de Finanças, Planejamento, Orçamento e Gestão e Procuradoria Geral do Estado, antes de ser enviado à Assembleia Legislativa. Segundo o secretário Marcos Rocha, o Estatuto deverá também ser enviado juntamente com o PCCR.
O advogado do Singeperon, Cristiano Soares, ainda explicou os pontos que seriam “pegadinhas” contra os servidores e que os prejudicariam, especialmente, com perdas salariais.
Ainda de acordo com o sindicato, a minuta não contempla aumento salarial, mas define uma nova forma de progressão para todos os servidores. No caso dos agentes penitenciários, a proposta apresenta quatro classes: Agente de Segurança Penitenciária, Comissário Penitenciário, Inspetor Penitenciário e Supervisor Penitenciário. Na proposta apresentada pela categoria, o aumento salarial seria escalonado, para não impactar o erário.
Após a aprovação da greve, ficou decidido que os órgãos do Governo do Estado serão comunicados da paralisação por tempo indeterminado na segunda-feira (13), cumprindo o prazo legal de 72 horas. Só então, nas primeiras horas da quinta-feira (16), o movimento paredista terá início em todos os presídios e unidades de internação de Rondônia.
Veja Também
Homem morre em confronto com a PM durante operação em Porto Velho
Confusão termina em morte a facadas na zona sul da capital
Jovem morre após colisão de moto contra árvore e casa na zona sul