Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Polícia

Agevisa confirma 12 casos autóctones de zika em Rondônia; Porto Velho lidera com cinco

Os casos de zika e chikungunya em Rondônia aumentaram e o estado já confirma 12 de cada uma das doenças. No Boletim Epidemiológico divulgado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde, atualizado no último dia 11 de março, Porto Velho lidera os casos das duas doenças. Além disso, o boletim apresenta que nove cidades estão em surto de dengue e precisam melhorar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das três doenças. Já foi confirmada também a morte de uma pessoa por dengue e outra está sendo analisada.

Segundo o boletim, todos os casos de zika são autóctones (contraídos na mesma cidade onde foram diagnosticados). Porto Velho registrou cinco casos, Vilhena e Alto Alegre dos Parecis tiveram dois casos confirmados cada uma, e Alta Floresta do Oeste, Ji-Paraná e Cerejeiras tiveram um caso confirmado em cada uma. No entanto, a Agevisa acredita que este número pode aumentar com o fechamento da próxima semana. Segundo o órgão, o Laboratório Central, responsável pela análise das amostras deve finalizar a remessa e confirmar novos casos.

Em relação a chikungunya, Porto Velho já tem sete casos confirmados, Pimenta Bueno dois, e Vilhena, Cacoal e Rolim de Moura registraram um em cada cidade.

O mosquito Aedes aegypti também é transmissor da dengue. E os municípios de Cabixi, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste e São Felipe d’Oeste fecharam a semana até o dia 11 com surto de dengue. O Núcleo de Endemias da Agesiva explica que o cálculo para considerar uma cidade em zona de surto depende das ocorrências proporcional a quantidade de habitantes. No entanto, durante as visitas, o setor tem percebido que ainda falta envolvimento, tanto da população, quanto ações do governo para ajudar a combater o mosquito. A falta de saneamento também tem gerado criadouros do mosquito.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Jovem passa mal e acaba presa após médicos detectarem ingestão de 25 porções de cocaína

Operação Quimera: um morto, prisões e grande apreensão de armas, drogas e munições

Dentista investigado por planejar morte do pai se entrega à Polícia Civil em Porto Velho

PF investiga falsa identidade policial usada em redes sociais na capital