Rondônia, 03 de maio de 2024
Polícia

Após seis meses, prefeitura reconstrói trecho que liga o Triângulo ao Centro da capital

Depois de mais de seis meses sem expectativa de reconstrução de um novo acesso do Bairro Triângulo à região central de Porto Velho, os moradores da área especulam a qualidade da obra iniciada nesta segunda-feira (11) no trecho da Avenida Farqhuar, que passava por cima do Canal Santa Bárbara e desabou em dezembro de 2015.

“Todo ano é a mesma história, não foi a primeira vez que esse trecho desabou. E o serviço nunca foi bom. É uma safadeza isso aí, eles só vem fazer quando está perto das eleições, quero ver é se vai realmente ter qualidade”, disse o morador José Pereira Barbosa Júnior, carpinteiro.

O canal corta várias regiões da cidade e deságua no Rio Madeira, na divisa dos Bairros Cai N’água e Triângulo. Pontes e trechos de aterro já foram construídos na passagem, mas em épocas de chuvas e fortes enxurradas, a correnteza arrastava e desmoronava tudo, da mesma forma que aconteceu em dezembro do último ano, após um temporal típico do período de inverno amazônico.

Para Rebla Ferreira, proprietária de uma lanchonete à margem do canal, “a população está igual São Tomé, só acredita vendo. Já foram tantas promessas e tantos serviços mal feitos, que agora só quando estiver concluído vamos saber se realmente vale a pena”, declarou a comerciante. “Vamos esperar para ver no que vai dar”.

O operador de máquinas e também morador da região, Gleidson Rangel, está confiante que desta vez o serviço atenda à necessidade do local. “Nunca vimos eles trazerem essas tubulações para cá, era sempre uns caninho que mal passava a água em tempos de cheia. Agora acredito que possa mesmo ser um serviço durável”, disse.

Arnaldo Fortes, coordenador de vias urbanas da Secretaria Municipal de Obras (Semob), garante que o trabalho, que exige ser considerado o passo-a-passo, deve ficar pronto em até 60 dias. “Primeiro estamos abrindo o berço para a instalação dos tubos, depois serão parafusados, e por último o reaterro. Depois desse processo ainda tem mais 20 dias para poder asfaltar, só depois que a terra assentar”.

Fortes afirma ainda que várias frentes de trabalho estão em atividade na capital, seguindo o cronograma montado em 2015. Em se tratando da Zona Sul da cidade, onde moradores têm se manifestado fechando ruas e reivindicando o asfaltamento prometido, o coordenador diz que o Bairro Cidade Nova está em fase de conclusão, faltando apenas cinco ruas.

No Bairro Novo Horizonte, atravessando toda a Rua Líbano, que passa pelo Bairro Monte Sinai, tudo está recebendo o trabalho de drenagem para a chegada do asfalto. Da mesma forma, no Bairro Cohab, o serviço já está em andamento começando pelo Canal do Cohab e pela Rua JK, passando por vários trechos que devem receber a drenagem para o asfaltamento até a Rua Pau Ferro e Bairro Castanheiras. “A nossa meta é concluir o cronograma proposto para este ano cobrindo todas as áreas planejadas para a Zona Sul”, finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Trabalhador morre após cair de balsa no rio Madeira, em Porto Velho

Em novo acidente com capotamento, três pessoas ficam feridas em Porto Velho

Motociclista fica ferido em acidente envolvendo três veículos com capotamento

TJRO reduz penas, mas mantém condenação de acusados de matar sargento da PM durante assalto na capital