Rondônia, 04 de maio de 2024
Polícia

Balanço da Polícia mostra grande avanço em prisões, apreensões de drogas e elucidação de crimes

A Polícia Civil de Rondônia divulgou nesta sexta-feira (3), o balanço das ações de combate ao crime desenvolvidas no Estado em 2019. Em uma coletiva de imprensa, o diretor geral, Samir Fouad Abboud, destacou os números de elucidação dos crimes de homicídio na Capital, que chegaram a 76%, considerado excelente a nível nacional.

Somente ano passado, foram realizadas 102 operações, todas com êxito, 20338 inquéritos instaurados em todos os tipos de crime, e desses, 13575 foram concluídos com autoria. A taxa de elucidação de todos os crimes chegou a 66,58%. Foram instaurados 2.385 atos infracionais, destes atos 1907 tiveram a autoria definida.

Segundo os dados, 531 menores foram apreendidos em flagrante delito, mais de duas toneladas de drogas apreendidas e cerca de 2027 armas apreendidas durante as ações da Polícia Civil.

Para o delegado, o resultado positivo nas ações da Polícia Civil, se deve a dedicação dos policiais. “Nós temos um número pequeno de policiais, mas mesmo assim a gente consegue dar uma resposta rápida e positiva para a população. Esperamos que 2020 seja um ano tranquilo, com menor criminalidade, que é o que todos nós queremos na sociedade”, disse Samir Fouad Abboud.

Menores

Sobre o número de menores apreendidos em flagrante delito e inquéritos instaurados, o diretor geral disse que o resultado é graças ao empenho dos policiais da Delegacia de Atos Infracionais (DEAI). “Realmente é um número muito grande para a Capital. Temos policiais atuando em combate a essas infrações, mas deveria ter uma atuação da parte educacional do Estado, porque esses menores devem ser melhor acolhidos pelo lazer, esporte e educação, e quando isso falha, a Polícia entra, por isso tem o número expressivo”, esclareceu Samir Fouad Abboud.

Outro número considerado alto, foi referente as apreensões de drogas, que segundo Samir Fouad Abboud, contou com o trabalho em conjunto com o Ministério Público e Polícia Militar. “Foi um número elevado de apreensões, isso se deve as operações e uma parte dessa apreensão, a Polícia Civil trabalhou em conjunto com o MP e PM, para chegarmos a esse resultado”, ressaltou o diretor geral.

O delegado destacou ainda, a atuação positiva dos policiais civis coordenados pela delegada Keity Mota, que atuam na Operação Horús, deflagrada na região da Ponta do Abunã, no combate ao tráfico de drogas e na identificação e prisão de homicidas. “A missão foi passada, ela escolheu sua equipe e passou a trabalhar na região, levando mais tranquilidade para a população que mora na localidade. Mesmo com o efetivo pequeno, nós trabalhamos fortemente em prol da sociedade”, disse Samir Fouad Abboud.

A participação da população no ano de 2019, ajudou a Polícia chegar nos autores de diversos crimes cometidos. “Nós agradecemos a participação da população nas denúncias que sempre nos ajuda na elucidação dos crimes ocorridos no estado. Nós pedimos que a população continue nos ajudando, para que possamos ter um ano em índices menores de crimes”, finalizou o diretor geral.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Trabalhador morre após cair de balsa no rio Madeira, em Porto Velho

Em novo acidente com capotamento, três pessoas ficam feridas em Porto Velho

Motociclista fica ferido em acidente envolvendo três veículos com capotamento

TJRO reduz penas, mas mantém condenação de acusados de matar sargento da PM durante assalto na capital