Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Polícia

Caerd lança novos hidrômetros e aumenta combate à fraude e furtos

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), lançou na noite desta segunda-feira (13) o novo padrão de hidrômetro que será utilizado nas novas instalações a partir de 13 de julho deste ano. A caixa é semelhante ao padrão utilizado pela Eletrobrás.

A intenção da inovação é padronizar as novas ligações e facilitar a manutenção por parte dos técnicos da Caerd. Baseada no volume de hidrômetros furtados ou danificados por vândalos, a Companhia adotará a caixa, que não será mais instalada em vias públicas e no chão, mas ficará encaixada no muro das residências, a uma altura padrão do chão, apenas com a frente exposta para a avaliação dos fiscais e técnicos, assim como são os padrões de energia.

Somente em Porto Velho, a Caerd calcula 36 mil ligações de água regularizadas, portanto, a Companhia ainda não vai exigir a troca dos padrões nas ligações já existentes, mas gradativamente, até mesmo para que o mercado consiga atender à demanda. Duas empresas estão credenciadas, a Tigre e a Plastimax, para a fabricação e comercialização dos novos padrões.  

“Quando a pessoa vier solicitar a ligação, ela vai receber as orientações sobre como deverá instalar e adquirir a caixinha, da mesma forma como é feito com a Eletrobras. O cliente vai fazer a instalação, os técnicos vão avaliar se está tudo de acordo com os padrões, e a equipe vai até o local instalar o hidrômetro”, explicou a presidente da Caerd, Iacira Azamor.

Fabrício Ferreira de Lima, diretor comercial e de negócios da Companhia, completa que o cliente terá que adquirir a caixa padrão e o kit cavalete para a instalação, e toda a padronização fica por conta do cliente, para que a ligação do hidrômetro solicitada seja feita gratuitamente pela Caerd.

A Caerd assinou um termo de cooperação com a Polícia Civil para garantir ainda mais segurança ao patrimônio, para que seja facilitado o registro, embora agora se tornem menos frequentes os casos de furtos ou danificações dos hidrômetros. “Nós estamos trabalhando para melhorar o atendimento e a qualidade do serviço que chega para a população, e essa é uma mudança que vai colaborar ainda mais para esse avanço”, finalizou Iacira Azamor.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Onda de ataques em Porro Velho aumenta mesmo após chegada da Força Nacional de Segurança

Ministro da Justiça autoriza envio da Força Nacional para Porto Velho

PM realiza operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura II” no residencial Orgulho do Madeira com prisões e apreensões de armas e drogas

Sem segurança, trabalhadores recolhem todos os ônibus das ruas de Porto Velho