Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Polícia

Candidato a mototáxi não precisa ser filiado a sindicato, decide TJ

Concorrer a uma vaga para atuar no serviço de transporte de mototaxistas em Porto Velho não será mais necessário se filiar no Sindmoto - Sindicato Dos Profissionais Mototaxistas Motofretes e Motoboys do Estado de Rondônia. Um dispositivo da Lei municipal n. 1.856/2009, que dava preferência às pessoas filiadas, foi julgado inconstitucional pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, nesta segunda-feira, 4.

De acordo com a decisão colegiada, num processo seletivo, o dispositivo da Lei anulado privilegiava e induzia o candidato, que pleiteava uma vaga, a filiar-se na associação representativa, em afronta à previsão constitucional que dá liberdade de associar-se ou não.

Para o relator, desembargador Gilberto Barbosa, “não se pode punir o candidato por sua opção de não se filiar ao ente de classe, tampouco é lícito que seja privilegiado os que sejam indicados por entidade representativa da categoria.”.

Ainda, de acordo com o voto do relator, manter o dispositivo legal seria uma afronta contra a igualdade de oportunidades, assim como permitiria que um candidato não filiado, com nota superior num concurso, seja prejudicado em relação àquele filiado, que mesmo com nota menor, seja priorizado.

A arguição de inconstitucionalidade, com decisão unânime, foi instaurada e encaminhada ao Tribunal Pleno, a partir do julgamento de uma apelação cível, pelos desembargadores da 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Arguição de Inconstitucionalidade n. 0001039-87.2016.8.22.000

SIGA-NOS NO

Veja Também

PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

Operação Vape retira do mercado 547 dispositivos eletrônicos proibidos em Rondônia

Adolescente de 17 anos é apreendida com cocaína presa ao corpo em aeroporto do Amazonas

Disparo dentro de residência leva à apreensão de arma e drogas na zona sul de Porto Velho