Rondônia, 23 de dezembro de 2025
Polícia

Começam atendimentos de moradores da Figura A

A Prefeitura de Porto Velho já começou a atender os moradores dos bairros Pedrinhas, Arigolândia e Panair, contemplados com a regularização de parte das áreas compreendidas pela Figura A. A Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), com a autorização conquistada junto a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para transferência dessas áreas para o município, dá início a abertura dos processos individuais para que cada proprietário possa ter o direito a escritura.

Os trabalhos que já começaram, estão acontecendo no próprio prédio da Semur, localizado à Avenida Abunã, nº868. O morador de algum bairro entre os mencionados pode se dirigir até a secretaria, de segunda a sexta, das 14h às 18h. São necessárias cópias do RG e CPF do titular, comprovante de residência atual, certidão de casamento (caso seja casado, Rg e CPF do Cônjuge), certidão de nascimento (caso seja solteiro), declaração feita por instrumento público (caso esteja em união estável) e contrato de compra e venda com firma reconhecida de ambas as partes (caso tenha).

Os atendimentos estão previstos para encerrar somente dia 11 de maio. Estão sendo esperados cerca de mil proprietários para a abertura dos processos individuais de registro e de escritura pública dos imóveis. “Acreditamos que nos primeiros quinze dias a gente consiga fechar essa ação, a procura está intensa”, disse a secretária da Semur, Marcia Luna.

Luna explica que ainda não há um prazo estimado para a entrega dos títulos definitivos, mas garantiu que a prefeitura tem trabalhado para dar celeridade. “A gente ainda precisa de autorização da AGU, pois num primeiro momento eles transferiram os imóveis mas condicionaram essa titulação para o próximo ano, mas já estamos abrindo os processos para acelerar”, comentou a representante da secretaria.

 Ao todo são 8 bairros, mas nesse primeiro momento foi dada a transferência para o município de Porto Velho só desses 3, que representam 70% dos moradores da Figura A. "Os outros bairros continua em curso, continuamos batalhando por eles. Olaria por exemplo, a gente sabe que não tem nada titular, pois são todos institucionais. No Caiari tem um lote residencial, o restante já recebeu todas as escrituras. Então faltando mesmo só fica o Triângulo, Baixa da União e um pedacinho do Centro", completou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura intensifica cadastro para escrituração no Bairro Pedrinhas

Sequestro no Atacadão termina com resgate da vítima pela PM no Orgulho do Madeira

Operação da Polícia Civil de Rondônia no Acre prende um e avança em investigação sobre assassinato de fazendeiro

PRF e PM apreendem mais de 338 quilos de entorpecentes no Vale do Jamari