Condomínios na Três e Meio são invadidos mais uma vez
Um grupo de moradores, que diz residir à beira de córregos na Capital, invadiu o condomínio Floresta II, na Rua Três e Meio, no Bairro Floresta, Zona Sul.
Os invasores, de acordo com um dos líderes, Irailton Dáurea Souza, protesta pelo não atendimento de compromissos feitos pela Prefeitura. Segundo ele, o prefeito Mauro Nazif ficou de remanejá-los e ainda não cumpriu o acordo. “Estamos reivindicando o direito à moradia. Há tanta casa sem gente e tanta gente sem casa. Essas famílias estão aqui pacificamente e tentam ganhar o que deles de direito”. O invasor garante boa parte dos ocupantes do imóvel já tem cadastrado na Prefeitura. Citou ainda que até haitianos também reivindicam moradia.
Saída pacífica
Segundo a Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempre), a obra do condomínio foi paralisada em 2012 por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Desde então, o local foi invadido e desocupado diversas vezes (todas as desocupações por determinação judicial). Agora, a prefeitura está em processo de contratação de uma empresa especializada para avaliar e reparar os danos causados à estrutura da construção, visto que os invasores fizeram inúmeras alterações estruturais nos imóveis, cuja ocupação traz riscos, conforme já avaliado pela Defesa Civil.
Sobre a invasão nesta segunda-feira (16), uma equipe da Sempre foi ao local e conversou com o líder dos manifestantes, que concordou em promover a saída pacífica do local. Também foi agendada uma reunião com o grupo para terça-feira (17), às 14 hora, na Secretaria Municipal de Regulação Fundiária (Semur), para discutir caso a caso a situação dos manifestantes.
A Sempre solicita ainda a conscientização da sociedade, e o auxílio da imprensa neste ponto, quanto às determinações do governo federal em relação à perda de benefícios de possíveis beneficiários de programas habitacionais que se envolvam em atos ilegais de invasão de propriedades.
Veja Também
PRF registrou 10 mortes durante a Operação Natal em Rondônia
Operação coordenada pelo MPRO cumpre 32 mandados em Rondônia e Mato Grosso do Sul
Homem morre em confronto com a PM durante operação em Porto Velho