Condomínios na Três e Meio são invadidos mais uma vez
Um grupo de moradores, que diz residir à beira de córregos na Capital, invadiu o condomínio Floresta II, na Rua Três e Meio, no Bairro Floresta, Zona Sul.
Os invasores, de acordo com um dos líderes, Irailton Dáurea Souza, protesta pelo não atendimento de compromissos feitos pela Prefeitura. Segundo ele, o prefeito Mauro Nazif ficou de remanejá-los e ainda não cumpriu o acordo. “Estamos reivindicando o direito à moradia. Há tanta casa sem gente e tanta gente sem casa. Essas famílias estão aqui pacificamente e tentam ganhar o que deles de direito”. O invasor garante boa parte dos ocupantes do imóvel já tem cadastrado na Prefeitura. Citou ainda que até haitianos também reivindicam moradia.
Saída pacífica
Segundo a Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempre), a obra do condomínio foi paralisada em 2012 por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Desde então, o local foi invadido e desocupado diversas vezes (todas as desocupações por determinação judicial). Agora, a prefeitura está em processo de contratação de uma empresa especializada para avaliar e reparar os danos causados à estrutura da construção, visto que os invasores fizeram inúmeras alterações estruturais nos imóveis, cuja ocupação traz riscos, conforme já avaliado pela Defesa Civil.
Sobre a invasão nesta segunda-feira (16), uma equipe da Sempre foi ao local e conversou com o líder dos manifestantes, que concordou em promover a saída pacífica do local. Também foi agendada uma reunião com o grupo para terça-feira (17), às 14 hora, na Secretaria Municipal de Regulação Fundiária (Semur), para discutir caso a caso a situação dos manifestantes.
A Sempre solicita ainda a conscientização da sociedade, e o auxílio da imprensa neste ponto, quanto às determinações do governo federal em relação à perda de benefícios de possíveis beneficiários de programas habitacionais que se envolvam em atos ilegais de invasão de propriedades.
Veja Também
Mais duas pessoas morrem em Porto Velho em acidentes diferentes envolvendo motos
Operação Império da Lei prende 7 e apreende arma da Polícia Civil do Mato Grosso em Nova Mamoré
Após mulher relatar agressão, homem é encontrado gravemente ferido dentro de casa
Criminosos invadem residência pelo telhado, rendem adolescente e fogem com R$ 10 mil