Rondônia, 07 de dezembro de 2025
Polícia

Conferência Municipal da Cidade de Porto Velho começa nesta quarta

Está tudo pronto para a realização da 6ª Conferência Municipal da Cidade de Porto Velho, nos próximos dias 1º, 2 e 3 de junho. Com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, o evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). As atividades serão no Teatro Banzeiros.

Segundo o titular da Sempla, Jorge Elarrat, o ponto central das discussões será a existência de grandes áreas de terra dentro da cidade, mas que não cumprem sua função social. “Sabemos que faltam lugares para construção de praças, escolas, creches, unidades de saúde e outros equipamentos públicos de grande utilidade para a população, enquanto sobram espaços vazios e isso precisa ser repensado”, comentou. Ele acrescentou que, havendo necessidade, esses latifúndios deverão ser indenizados para dar a terra sua função devida. “O interesse coletivo está acima do particular”, frisou.

A expectativa do secretário é que ocorram profundas reflexões dos participantes para debater em alto nível os interesses da cidade e retirar decisões importantes para o novo Plano Diretor, que entrará em vigor em 2018. As discussões ocorrerão em quatro grupos de trabalho, sendo que cada um deles apresentará 12 propostas.

Este ano, a prefeitura realizou 16 Seminários Preparatórios para a Conferência, trabalho que foi organizado pela Sempla. Na primeira fase os seminários ocorreram nos treze distritos da capital (Baixo Madeira e BR). “O objetivo era alinhar os conteúdos e eleger os representantes (delegados) para a conferência, explicou Elarrat. Na sequência, foi realizado um seminário com representantes de faculdades, universidades e conselhos de profissionais a exemplo do Crea, Creci e também a OAB. Outro que reuniu movimentos sociais, sindicatos de trabalhadores e Ongs. Por último, o Seminário Preparatório debateu os assuntos da conferência com servidores do Estado e da União.

Ao todo, conforme Jorge Elarrat, 200 delegados e 54 integrantes do Conselho da Cidade participarão da 6ª Conferência Municipal de Porto Velho. Cada distrito terá um representante da comunidade e outro do poder público. “Pela primeira vez, a conferência terá representantes de todas as regiões de Porto Velho”, destacou o secretário.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Motorista com sinais de embriaguez causa grave acidente com vítima na avenida Abunã

Mulher fica gravemente ferida em acidente de moto na zona leste

Mais de meia tonelada de drogas é interceptada pela PRF na BR-364

Forças de segurança frustram transporte de skunk em área portuária de Guajará-Mirim