Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Polícia

Conselho de Transporte Coletivo discute reajuste de tarifa e melhoria de serviços

O Conselho Municipal de Transporte Coletivo (Comtrans/PVH) se reuniu, na tarde de quarta-feira (4), na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), para discutir, entre diversos assuntos, a melhoria no serviço de transporte coletivo, implantação de paradas de ônibus coletivos e escolares e a fixação dos índices de reajustes das passagens do transporte coletivo do município. 
“Todos sabem a luta que foi para melhorar este sistema. De conseguir tirar empresas que estavam há mais de 30 anos atuando no município. Foi uma grande batalha judicial. Houve a entrega de todos os 180 ônibus, destes, 43 são novos. Hoje temos a frota mais novas das capitais do país”, disse o titular da Semtran e presidente do Conselho, Antônio Jorge dos Santos (Jorjão), ao explicar que o principal objetivo da reunião foi estudar a melhoria do transporte coletivo
 

Outro ponto discutido foi o reajuste das tarifas. “Toda discussão sobre aumento de tarifas tem que ter previamente a reunião com o Conselho. Depois disto, encaminhamos nossas conclusões para o Executivo. Já tem quase cinco anos que não acontece o aumento da tarifa. Anteriormente, as empresas queriam que o prefeito desse o aumento para depois ter o reajuste, no entanto este não é o nosso caso. Temos a consciência que nossas observações sobre o transporte coletivo atingem muita gente como estudantes, deficientes, idosos e trabalhadores”, destacou.

O secretário disse ainda que o objetivo é trabalhar um reajuste dentro do mais justo para a população. “O Consórcio SIM está cumprindo o combinado, mas o país está em crise. Dentro da análise da prefeitura, o máximo que a tarifa poderia chegar seria R$ 3,00, baseado em uma tabela do Ministério dos Transportes, no entanto a proposta do Consórcio Sim é de R$ 3,45”, complementa Jorjão.

A questão ainda não foi fechada e uma nova convocação foi feita para essa sexta-feira (6), quando os integrantes do Conselho Municipal de Transporte Coletivo vão se reunir novamente para discutir o assunto.

Além do titular da Semtran, Jorjão, participaram da primeira reunião do Comtrans os representantes da secretaria Carlos Guimarães de Souza e Luiz Everton Kemp; o adjunto da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Christian Camurça; a adjunta, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Jandernoura Araújo Rodrigues Alves; a diretora executiva do Consórcio SIM, Elizabete Barufaldi; o presidente do Grupo Comunitário Zona Sul (G14), Vinicius Meireles de Lima; os estudantes; representantes do Sindicato dos Taxistas dos Transportes Escolares Turísticos e Fretamento de Rondônia (Sintax).

O conselho tem por finalidade apreciar e opinar sobre matérias pertinentes ao tráfego e trânsito municipal, urbano e rural; zelar pela observância da legislação, equacionando as adaptações das normas de trânsito e de tráfego e opinar sobre assuntos referentes ao transporte coletivo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministro da Justiça autoriza envio da Força Nacional para Porto Velho

PM realiza operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura II” no residencial Orgulho do Madeira com prisões e apreensões de armas e drogas

Sem segurança, trabalhadores recolhem todos os ônibus das ruas de Porto Velho

Capital amanhece sem transporte coletivo, com medo e insegurança em meio a onda de ataques