Rondônia, 03 de abril de 2025
Polícia

Criminosos brasileiros que estavam foragidos na Bolívia são presos em operação internacional

Dois criminosos de alta periculosidade, condenados pela Justiça brasileira a penas que somam mais de mil anos de prisão, foram capturados em Ribeiralta, na Bolívia, durante a Operação Fronteira Segura. Eles possuíam mais de dez mandados de prisão em aberto, e um deles estava na Lista Vermelha da Interpol. A ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça em parceria com o Governo de Rondônia.

A prisão foi resultado de uma investigação minuciosa conduzida pela Polícia Nacional da Bolívia e pelo Núcleo Integrado de Inteligência de Fronteira (NIIF/GEI), com apoio da Secretaria de Estado da Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec).

Um dos detidos é apontado como líder de uma quadrilha especializada no roubo de camionetes em Rondônia e Acre. De acordo com as investigações, os veículos eram levados ilegalmente para a Bolívia, onde eram revendidos, desmontados para comercialização de peças ou utilizados como moeda de troca no tráfico internacional de drogas.

A operação envolveu diversas unidades especializadas da Polícia Militar de Rondônia, incluindo o Batalhão de Fronteira (Bpfron), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Choque (Bpchoque) e o Pelotão de Operações com Cães.

Após uma década foragido, um dos criminosos foi localizado vivendo com identidade falsa e possuía dupla nacionalidade. O segundo, natural do Acre, também era considerado de extrema periculosidade e integrava a Lista Vermelha da Interpol.

O processo de extradição dos criminosos já está em andamento, e ambos deverão cumprir suas penas no Brasil.

A Operação Fronteira Segura continua em andamento, reforçando a segurança e combatendo o crime organizado na região de fronteira.

 

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Trabalho não para: Delegacia de Furtos e Roubos recupera rolo compactador roubado em Porto Velho

Idoso morre vítima de acidente envolvendo três veículos

PF expulsa invasores de área na Terra Indígena Igarapé Lage, que estava sendo dividida por criminosos

Trator furtado é encontrado pela Delegacia de Furtos e Roubos em área rural de Jaci Paraná