Rondônia, 08 de abril de 2025
Polícia

Cúpula da secretaria de administração penitenciaria do Rio é presa pela PF

A Polícia Federal prendeu na manhã terça-feira (17) o secretário da Administração Penitenciária do Rio (Seap), Raphael Montenegro. Além dele, Wellington Nunes da Silva e Sandro Farias Gimenes, subsecretários da pasta, também foram presos na 'Operação Simonia', que visa desarticular um esquema criminoso que agia dentro da Seap com lideranças de facções criminosas.

A investigação da Polícia Federal, desenvolvida em conjunto com o Ministério Público Federal e o DEPEN - Departamento Penitenciário Federal -, demonstrou que havia dentro da Seap um esquema de "negociações espúrias entre a cúpula e lideranças" do Comando Vermelho. Agentes públicos viabilizavam o retorno de criminosos presos em Catanduvas (PR) para o estado do Rio, e franqueavam a entrada de visitas e itens proibidos em unidades prisionais. Também houve facilitação de soltura: em julho, O Jornal O Dia denunciou com exclusividade que um integrante da cúpula do Comando Vermelho deixou a cadeia pela porta da frente, com um mandado de prisão ativo.

A investigação aponta ainda que o esquema era praticado em troca de influência nos locais de domínio dos traficantes, além de outras vantagens ilícitas.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Operação Lockdown prende envolvido em abuso sexual infantojuvenil pela internet

Polícia Civil cumpre mandados contra organização criminosa que gerenciava consórcios sem autorização

PRF prende casal e apreende mais de 35 kg de drogas em ônibus que seguia para Ji-Paraná

Homem tenta matar mãe e irmãs em Porto Velho

AddThis Website Tools