Cúpula da secretaria de administração penitenciaria do Rio é presa pela PF
A Polícia Federal prendeu na manhã terça-feira (17) o secretário da Administração Penitenciária do Rio (Seap), Raphael Montenegro. Além dele, Wellington Nunes da Silva e Sandro Farias Gimenes, subsecretários da pasta, também foram presos na 'Operação Simonia', que visa desarticular um esquema criminoso que agia dentro da Seap com lideranças de facções criminosas.
A investigação da Polícia Federal, desenvolvida em conjunto com o Ministério Público Federal e o DEPEN - Departamento Penitenciário Federal -, demonstrou que havia dentro da Seap um esquema de "negociações espúrias entre a cúpula e lideranças" do Comando Vermelho. Agentes públicos viabilizavam o retorno de criminosos presos em Catanduvas (PR) para o estado do Rio, e franqueavam a entrada de visitas e itens proibidos em unidades prisionais. Também houve facilitação de soltura: em julho, O Jornal O Dia denunciou com exclusividade que um integrante da cúpula do Comando Vermelho deixou a cadeia pela porta da frente, com um mandado de prisão ativo.
A investigação aponta ainda que o esquema era praticado em troca de influência nos locais de domínio dos traficantes, além de outras vantagens ilícitas.
Veja Também
Criminoso é baleado após atirar contra viatura da PM em Porto Velho
Vítima reage a assalto, bandido consegue fugir, mas acaba preso pela PM
Jovem é presa por dirigir embriagada e pai também é levado à delegacia por dar veículo a ela