Rondônia, 25 de junho de 2026
Polícia

Delegado e policiais são condenados por crimes contra a administração

Um delegado e cinco policiais civis, denunciados pelo Ministério Público por vários crimes, foram condenados pela justiça por concussão (exigirem vantagens indevidas em função do cargo) e peculato (apropriação de dinheiro ou bem público por funcionário público). Todos tiveram decretada a perda dos cargos públicos. O processo com 1235 folhas, sete volumes, sete réus e doze crimes foi julgado pelo juiz Audarzean Santana da Silva, de São Miguel do Guaporé.

Jairo Santana Júnior, que em 2003 exercia a função de Delegado em São Miguel, foi condenado à pena privativa de liberdade de sete anos e um mês de reclusão, multa e perda do cargo pelos crimes de concussão (art. 316, CP) e peculato (art. 312, CP). Os agentes policiais Rochael Borges Pires, Luiz Carlos Sampaio Alencar, Tereza Maria Fonseca Cardoso e Nélida Rodrigues e o agente penitenciário José Junior do Nascimento Santiago, foram condenados à penas privativas de liberdade que variam de nove a dois anos de reclusão pelos mesmos crimes. Por falta de provas, Sócrates Dantas Neres de Souza, também denunciado pelo MP, foi absolvido de todas as acusações.

Houve absolvição em vários crimes dos quais os réus eram acusados, por isso tanto eles quanto o Ministério Público podem recorrer da sentença para o Tribunal.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Passageiro é preso pela PRF com 79 kg de cocaína em malas dentro de ônibus

Jovem é morto a tiros pelo cunhado

Fiscalização na BR-364 intercepta carga milionária de cigarros contrabandeados

Venezuelano é preso após invadir casa, furtar fios e tentativa de fuga