Dois anos depois da grande enchente, prefeitura limpa Estrada de Ferro Madeira Mamoré
A Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), com o apoio do Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), avança na limpeza do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM). Com a limpeza iniciada na Quinta-Feira Santa (24), a Semusb e o DER já retiraram centenas de toneladas do sedimento deixado pelo rio Madeira na grande enchente de 2014.
“Esta parte do complexo esteve por muito tempo sob os cuidados da Marinha, de forma que os serviços de manutenção e limpeza não cabiam à Prefeitura. Com a retirada dessa instituição do local e a entrega do espaço, pudemos iniciar os trabalhos. Hoje, estamos retirando os montes formados por materiais depositados pelo rio”, explicou Eduardo Damião, secretário da Semusb.
O material que está sendo retirado da EFMM está sendo utilizado para aterrar grandes depressões em terrenos baldios da cidade. Após a conclusão dessa fase, a Prefeitura integrará os espaços, formando apenas uma área para o parque, mas, para isso, muitos trabalhos ainda deverão ser efetivados, o que inclui a instalação da iluminação pública na área, que deve ser realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur).
Jorge dos Santos, presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural), disse que muitos projetos estão sendo pensados para o bom uso do espaço, que além do galpão que vinha sendo utilizado pela Marinha, abriga também a Rotunda e a Oficina. “A área a ser agregada ao parque é maior do que a que vínhamos administrando. Nossas responsabilidades aumentarão com a fusão dos espaços, mas a população é quem vai ganhar muito com isto, porque tudo será colocado a disposição dos contempladores, dos turistas, dos pesquisadores e visitantes da Madeira-Mamoré”, afirmou.
Veja Também
Sequestro no Atacadão termina com resgate da vítima pela PM no Orgulho do Madeira
PRF e PM apreendem mais de 338 quilos de entorpecentes no Vale do Jamari
Nova fase da Operação Audácia cumpre 68 mandados de prisão e 76 medidas cautelares em 3 estados