Dois são presos por envolvimento em latrocínio que tirou a vida de sargento da PM; um está foragido
Edclei dos Santos Mendes Ferreira, e Ronei Santanna de Matos, foram presos temporariamente na manhã desta terça-feira (28), por policiais da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de Porto Velho, coordenados pelo delegado Daniel Braga, acusados de terem participação no latrocínio que vitimou o sargento da reserva da de Rondônia, Jorge Ednelson Mendes, assassinado em um tiroteio quando escoltava um funcionário da empresa Dydyo, com cerca de R$ 76 mil. O crime aconteceu no final da manhã do dia 9 de maio deste ano.
Durante coletiva, o delegado Daniel Braga deu detalhes de como o crime aconteceu e detalhou o que foi apurado pelas investigações.
Segundo a Polícia, no dia do crime, Edclei estava em frente à empresa de refrigerantes aguardando as vítimas saírem para avisar os comparsas, que estavam em um veículo Celta.
No momento em que o carro, um Fiat Strada saiu da empresa, Edclei avisou os criminosos e eles seguiram as vítimas.
No semáforo da avenida Raimundo Cantuária com Rio Madeira, os criminosos no Celta, renderam o carro que as vítimas estavam. “Eles já sabiam que o sargento estava fazendo a escolta do dinheiro e dois deles já chegaram atirando. Houve uma troca de tiros, e um dos assaltantes acabou morrendo no local. O policial foi baleado pelas costas, ainda dentro do carro, por outro criminoso que estava dando apoio”, disse o delegado.
O foragido da Colônia Agrícola Penal, Matheus Yuri Ferreira Nascimento, foi morto pelo sargento na troca de tiros.
Após o roubo, os bandidos fugiram do local. Edclei também teria ficado responsável por destruir as provas do crime, queimando uma mochila, crachá da vítima e demais pertences que foram roubados na ação criminosa.
Já Ronei, que é monitorado por tornozeleira eletrônica, foi o responsável por dar fuga para os comparsas, após eles abandonarem o veículo Celta, que foi apreendido pela Polícia Militar.
Durante as buscas na casa de Ronei, nesta manhã, os policiais apreenderam uma arma de fogo e várias munições.
A Polícia apurou ainda, que os criminosos fizeram a divisão do dinheiro. Um deles chegou a comprar um carro com o valor recebido e o veículo foi apreendido nesta manhã.
O delegado informou ainda, que outro envolvido no crime já foi identificado e está sendo investigado pela Polícia.
A Polícia Civil divulgou a imagem do foragido Fabio da Silva Rodrigues, que também participou da ação e não foi localizado pelos policiais nesta manhã. Qualquer informação pode ser repassada através do 197 ou 190 da Polícia Militar.
Veja Também
Sargento que morreu em tiroteio foi atingido com nove tiros; criminoso estava usando colete
Polícia Civil faz operação e prende envolvidos em assalto que terminou com morte de sargento da PM
Vídeo: Preso criminoso envolvido em assassinato de sargento da PM em Porto Velho durante assalto