Rondônia, 02 de janeiro de 2025
Polícia

Eletricitários suspendem greve iniciada nesta segunda após Eletrobras voltar a negociar

Os servidores da Eletrobras Distribuição Rondônia e Eletronorte iniciaram uma paralisação nesta segunda-feira (11) por tempo indeterminado. O anúncio tinha sido feito ainda na última quinta-feira, logo após a manifestação de três dias. No entanto, segundo o Sindicato dos Urbanitários (Sindur), a empresa voltou a  negociar e enviou uma contra-proposta que foi recusada pela categoria. Uma nova reunião foi agendada para a próxima quinta-feira (14). Com isso, a partir das 14 horas, o movimento paredista será suspenso, mas será mantido o estado de greve.

“Fizemos a paralisação de 72 horas para a empresa reabrir as negociações. A empresa apresentou, na sexta-feira, uma contra-proposta, mas já tínhamos deliberado a paralisação por tempo indeterminado. Fizemos uma assembléia hoje cedo e a proposta foi rejeitada. Mas como a empresa já marcou uma nova reunião para quinta-feira em Brasília, a categoria decidiu retornar ao trabalho a partir das 14 horas, mas o estado de greve será mantido”, explica Grinelson Bastos, secretário de energia do Sindur.

Ainda segundo o sindicato, a categoria pede a continuidade da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que inclui a reposição de perdas salariais de 9,28% referente a inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio de 2015 até a maio de 2016. “O movimento está suspenso até quinta-feira. A proposta foi recusada porque a empresa ofereceu 8,28% de reajuste, abaixo do que estamos negociando e ainda parcelado. Agora vamos para uma nova negociação, se nada for resolvido, voltaremos ainda mais forte com o movimento”, garante Grinelson.

VEJA TAMBÉM

Sindur afirma que eletricitários podem iniciar greve por tempo indeterminado na segunda
 

Sindur anuncia greve a partir de segunda na Eletrobras e Eletronorte
 

Trabalhadores da Eletrobras e Eletronorte cruzam os braços em Rondônia

Ouro Preto

A loja da Eletrobras em Ouro Preto do Oeste manteve o atendimento normal desde o início da manhã desta segunda-feira, e aguarda as determinações do sindicato.

Ji-Paraná

Seguindo orientação da executiva nacional do sindicato da categoria, servidores da Eletrobrás em Ji-Paraná retornam ao trabalho às 14 horas desta segunda-feira. O delegado sindical José Ferreira explica que a suspensão da paralisação não significa que os trabalhadores estão recuando, mas apenas tendo coerência e responsabilidade com a população. Diz ainda que a proposta abaixo do IPCA não pode ser aceita e que alegações de problemas financeiros na Eletrobras não podem ser levados em conta, já que apresenta lucro a cada ano.

Em documento enviado pelo comando de greve, foi informado que a Eletrobras  apresentou ainda proposta para pagamento da chamada parte incontroversa, pois é o montante que a empresa já assumiu que deve pagar de reposição, mas não apresentou índices. Esses índices serão apresentados na reunião da quinta-feira, a quarta rodada de negociações, e só então os trabalhadores da distribuidoras de energia decidirão se suspendem de vez ou retomam a greve. 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Mulher é morta a facada e marido confessa que teve ciúmes do ex

Tragédia em Porto Velho: identificados trabalhadores que morreram eletrocutados na Talismã 21

Tragédia em Porto Velho: quatro trabalhadores morrem eletrocutados e um fica em estado grave

Tragédia em Porto Velho: trabalhadores morrem eletrocutados na Talismã 21