Eletricitários suspendem greve iniciada nesta segunda após Eletrobras voltar a negociar
Os servidores da Eletrobras Distribuição Rondônia e Eletronorte iniciaram uma paralisação nesta segunda-feira (11) por tempo indeterminado. O anúncio tinha sido feito ainda na última quinta-feira, logo após a manifestação de três dias. No entanto, segundo o Sindicato dos Urbanitários (Sindur), a empresa voltou a negociar e enviou uma contra-proposta que foi recusada pela categoria. Uma nova reunião foi agendada para a próxima quinta-feira (14). Com isso, a partir das 14 horas, o movimento paredista será suspenso, mas será mantido o estado de greve.
“Fizemos a paralisação de 72 horas para a empresa reabrir as negociações. A empresa apresentou, na sexta-feira, uma contra-proposta, mas já tínhamos deliberado a paralisação por tempo indeterminado. Fizemos uma assembléia hoje cedo e a proposta foi rejeitada. Mas como a empresa já marcou uma nova reunião para quinta-feira em Brasília, a categoria decidiu retornar ao trabalho a partir das 14 horas, mas o estado de greve será mantido”, explica Grinelson Bastos, secretário de energia do Sindur.
Ainda segundo o sindicato, a categoria pede a continuidade da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que inclui a reposição de perdas salariais de 9,28% referente a inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio de 2015 até a maio de 2016. “O movimento está suspenso até quinta-feira. A proposta foi recusada porque a empresa ofereceu 8,28% de reajuste, abaixo do que estamos negociando e ainda parcelado. Agora vamos para uma nova negociação, se nada for resolvido, voltaremos ainda mais forte com o movimento”, garante Grinelson.
Ouro Preto
A loja da Eletrobras em Ouro Preto do Oeste manteve o atendimento normal desde o início da manhã desta segunda-feira, e aguarda as determinações do sindicato.
Ji-Paraná
Seguindo orientação da executiva nacional do sindicato da categoria, servidores da Eletrobrás em Ji-Paraná retornam ao trabalho às 14 horas desta segunda-feira. O delegado sindical José Ferreira explica que a suspensão da paralisação não significa que os trabalhadores estão recuando, mas apenas tendo coerência e responsabilidade com a população. Diz ainda que a proposta abaixo do IPCA não pode ser aceita e que alegações de problemas financeiros na Eletrobras não podem ser levados em conta, já que apresenta lucro a cada ano.
Em documento enviado pelo comando de greve, foi informado que a Eletrobras apresentou ainda proposta para pagamento da chamada parte incontroversa, pois é o montante que a empresa já assumiu que deve pagar de reposição, mas não apresentou índices. Esses índices serão apresentados na reunião da quinta-feira, a quarta rodada de negociações, e só então os trabalhadores da distribuidoras de energia decidirão se suspendem de vez ou retomam a greve.
Veja Também
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana
Operação Vape retira do mercado 547 dispositivos eletrônicos proibidos em Rondônia
Adolescente de 17 anos é apreendida com cocaína presa ao corpo em aeroporto do Amazonas
Disparo dentro de residência leva à apreensão de arma e drogas na zona sul de Porto Velho