Em Porto Velho, UPA da Zona Sul possui apenas dois médicos
O atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul de Porto Velho foi restabelecido de forma parcial nesta terça-feira (29), após a suspensão dos trabalhos na noite de segunda-feira em razão de um princípio de confusão envolvendo um idoso e uma funcionária da unidade de saúde. De acordo com os funcionários, apenas dois médicos fazem o plantão e atendem apenas urgência e emergência.
A doméstica Eliude Oliveira Santos chegou na unidade às 8 horas desta terça com o tio que se queixava de febre, dor de cabeça, nos olhos e estômago. Após a triagem, o atendimento foi realizado por volta das 11 horas. “Sempre que eu venho aqui é muita demora. Pouco médico e temos que esperar muito”, queixa-se.
Já o funcionário público Antônio José Saldanha da Mata nem conseguiu atendimento. Com o número reduzido de médicos, na hora da triagem ele já foi informado que não seria atendido. “Estou com dor de cabeça, frio, dos olhos desde domingo. Saí do trabalho e vim aqui, mas só atende se tiver morrendo ou chegar com um tiro ou facada. Moro aqui perto e não tem outro local pra eu ir. Vou ter que ir pra casa e tentar me curar sozinho”, reclama Antônio.
O diretor na UPA não foi localizado. Mas segundo o setor administrativo da unidade de saúde, o quadro de médicos está bastante reduzido porque os profissionais estão pedindo demissão. São dois médicos para um plantão durante todo o dia, e por conta disso, os atendimentos que não são considerados emergências, não estão sendo atendidos.
Veja Também
PM apreende mais de 320 quilos de drogas durante operação em Cacoal
PF apreende mais de 26 quilos de skunk em dois dias no aeroporto de Porto Velho
Operação conjunta intercepta carro com 210 quilos de maconha em Rondônia; um foi preso
Briga em bebedeira entre amigos termina com homem gravemente ferido a facadas