Rondônia, 18 de dezembro de 2025
Polícia

Facção que avançava em controle territorial na capital é alvo de operação das Forças Integradas

Uma organização criminosa com atuação em diversos bairros da capital é alvo de uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO).

A Operação Abscício, tem como objetivo desarticular células da facção responsáveis por crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e a aplicação de sanções corporais impostas por meio do chamado “tribunal do crime”. As investigações apontaram que o grupo exercia controle territorial sobre áreas habitadas por mais de 81 mil pessoas.

No curso das apurações, a FICCO/RO identificou integrantes responsáveis pela coordenação de células territoriais, além de conselheiros que integram a cúpula decisória da organização criminosa. Também foi mapeada a atuação de um porta-voz, responsável por intermediar a comunicação entre a liderança estadual e as células locais.

Esse núcleo desempenhava funções estratégicas dentro da facção, incluindo a nomeação de lideranças, a comercialização de material bélico e a coordenação das atividades criminosas desenvolvidas nos bairros sob influência do grupo.

A decisão judicial, expedida pela 1ª Vara de Garantias do Tribunal de Justiça de Rondônia, autorizou o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão domiciliar, além do afastamento de sigilo. A operação contou com apoio do GAECO/NUFAC/MP/RO, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Penal Federal (SENAPPEN).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Criminoso morre em confronto com a PM durante operação em Porto Velho

Polícia Civil prende 18 na terceira fase da Operação Descarrilho

Mais duas pessoas morrem em Porto Velho em acidentes diferentes envolvendo motos

Operação Império da Lei prende 7 e apreende arma da Polícia Civil do Mato Grosso em Nova Mamoré