Governador busca habilitação do barco-hospital de Rondônia em audiência no Ministério da Saúde
O barco-hospital construído pelo governo de Rondônia está pronto para entrar em atividade. Basta o Ministério da Saúde emitir o credenciamento da unidade fluvial para iniciar o trabalho de assistência à saúde preventiva na região.
O ministro disse que as reivindicações de Rondônia eram justas, e que o ministério está pronto a atender, faltam acertar alguns detalhes técnicos que, segundo ele, em breve serão sanados.
Com a possibilidade de manter a embarcação como unidade básica de saúde, o estado pode receber três médicos para atuar na embarcação, podendo ser do programa Mais Médicos. Além disso, Rondônia receberá recursos da ordem R$ 60 mil da União para custeio de despesas do barco. O restante o governo estadual bancará e as prefeituras ajudarão também, explicou Confúcio Moura.
O ministro disse que as reivindicações de Rondônia eram justas, e que o ministério está pronto a atender, faltam acertar alguns detalhes técnicos que, segundo ele, em breve serão sanados.
A deputada federal Marinha Raupp lembrou do acordo de cooperação firmado entre Rondônia e o Estado de Beni (Bolívia), e que a parceria com o Ministério da Saúde é para ampliar o atendimento do programa Mais Médico nessas comunidades fronteiriças que mais necessitam de saúde pública.
Na pauta de reivindicações, o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, solicitou o credenciamento da neurocirurgia do Hospital de Base e também uma assessoria do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para que seja disponibilizado um consultor para acompanhar o Plano Estadual de Oncologia. Isso é muito importante para nos ajudar na montagem do nosso plano estadual de oncologia, disse.
Pimentel pediu ainda a certificação do Hospital de Base como unidade hospitalar de ensino, enfatizou que as pendências já foram sanadas, e que o governo estadual aguarda uma nova visita técnica para avaliação da adesão para a certificação hospitalar.
O secretário solicitou também ao ministro a realização de mais uma etapa do mutirão de cirurgias de joelho, no Hospital de Base, pelo Instituto Nacional de traumatologia e Ortopedia do Rio de Janeiro (ITO).
Participaram da audiência, os senadores Acir Gurgacz e Valdir Raupp; os deputados federais Lúcio Mosquini e Nilton Capixaba; e a superintendente de integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.
Veja Também
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana
Operação Vape retira do mercado 547 dispositivos eletrônicos proibidos em Rondônia
Adolescente de 17 anos é apreendida com cocaína presa ao corpo em aeroporto do Amazonas
Disparo dentro de residência leva à apreensão de arma e drogas na zona sul de Porto Velho