Greve está mantida, diz presidente, mas sindicato diz que acatará decisão da Justiça
A greve dos agentes penitenciários e sócio-educadores de Rondônia pode não acontecer, já que o governo recorreu à Justiça para barrar o que ele considera ilegal. Já o sindicato da categoria (Singeperon) afirma não haver ilegalidade no movimento, mas garante que acatará a decisão judicial, qualquer que seja ela. O início da paralisação está programado para esta quinta-feira (16), a partir das 7 horas, em frente do CTG na Estrada da Penal.
O presidente de sindicato, Anderson Pereira, explica que os servidores optaram por paralisar as atividades por conta da “enrolação” que o governo vem fazendo com relação ao envio do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da classe. “É uma discussão antiga que temos com o governo do estado. Desde 2011. À época ele argumentava que tinha a transposição dos servidores e hoje são menos de 10 agentes esperando a transposição. O que percebemos é que o governo está de certa forma enrolando a categoria. Ele diz que já apresentou a proposta, mas é um proposta com prejuízos aos servidores, reduz salários e outras ações inconstitucionais”, alega Anderson Pereira e acrescenta que o sindicato repudia qualquer movimento ilegal.
O Singeperon diz que em janeiro deste ano apresentou uma contraproposta para o governo que ficou de analisar e negociar o que seria melhor para a classe. Nada houve. Agora, cobrados pela Assembleia Legislativa, “o governo apresentou uma minuta e disse ter discutido com o sindicato, mas isso não ocorreu”.
O anúncio da greve foi feito no último dia 11 de junho, e o Governo do Estado seria comunicado na segunda-feira (13). A Procuradoria Geral do Estado (PGE) argumenta que a proposta ainda está sendo debatida no âmbito interno do Poder Executivo, seguirá os trâmites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016 e pede a suspensão da greve, multa em caso de descumprimento e caso o movimento seja considerado legal, que pelo menos 80% da categoria permaneça em atividade.
Veja Também
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana
Operação Vape retira do mercado 547 dispositivos eletrônicos proibidos em Rondônia
Adolescente de 17 anos é apreendida com cocaína presa ao corpo em aeroporto do Amazonas
Disparo dentro de residência leva à apreensão de arma e drogas na zona sul de Porto Velho