Ipem intensifica fiscalização de bombas de combustível e balanças de precisão
Dando cumprimento às ações programadas de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO), na manhã desta segunda-feira (20), duas equipes do Instituto foram a campo fiscalizar bombas de combustível e balanças de precisão em Porto Velho.
Segundo o especialista em Metrologia, Caiann Silva, que começou a ação do dia no Posto Tucano, localizado no cruzamento da Avenida Rogério Weber com Rua João Alfredo, no Bairro Baixa da União, o procedimento em caráter de fiscalização se inicia com a abordagem, conferindo os dados da empresa.
“Se a empresa ainda não tem cadastro, nós fazemos. Um funcionário nos acompanha com a abertura das bombas, e nós fazemos a perícia interna em todos os compartimentos do equipamento, observando se não há nenhum lacre rompido ou vazamento, e também a externa, verificando se tudo está de acordo com o padrão Inmetro”, explicou.
Em seguida, a equipe faz o ensaio de vazão máxima e mínima, e assim é possível saber se o cliente ou até mesmo o proprietário do posto não está “perdendo” o combustível.
Já a equipe de balanças esteve no Mercado Central da capital, onde todas as balanças foram fiscalizadas para garantir que o produto pesado seja realmente vendido pelo valor e quantidade exatos. Segundo Adílio Feitosa, auxiliar de Metrologia, caso haja alguma irregularidade, os feirantes são notificados a encaminharem o equipamento a uma permissionária de reparo.
O feirante paga uma taxa de reprovação e o prazo é que em 10 dias o conserto seja feito. A permissionária é que comunica ao Ipem, através do site do Inmetro, que o serviço foi concluído. As equipes passam para uma nova visita periódica verificando se as imperfeições foram eliminadas e a balança está apta.
Veja Também
Criminoso que estuprou duas jovens em Porto Velho se entrega com medo de ser linchado
Jovens são estupradas na frente de criança na zona sul de Porto Velho; criminoso foi identificado