Justiça do Rio manda bloquear o WhatsApp mais uma vez
São Paulo - O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp será bloqueado nacionalmente mais uma vez após uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro, informa o canal de televisão GloboNews.
A decisão foi feita pela juíza Daniela Barbosa Assunção de Souza, de fiscalização da Vara de Execuções Penais do Rio. Ela solicita que o Facebook, que é dono do WhatsApp, desvie mensagens antes da entrega para que a criptografia não se aplique, afirma a GloboNews.
A juíza ainda diz que se a decisão não puder ser cumprida, que o app não poderá mais operar no Brasil. A juíza afirma que nesse formato, o aplicativo ajuda uma minoria criminosa a manter sua comunicação longe dos olhos de autoridade.
A GloboNews ainda afirma que as operadoras de telecomunicações já foram notificadas.
Histórico
Caso se concretize, este será o terceiro bloqueio do app no Brasil. Em dezembro do ano passado, o aplicativo de troca de mensagens foi bloqueado a pedido da Justiça. A determinação afetou também usuários na Argentina e no Chile. Na ocasião, o serviço voltou ao ar graças a uma liminar da Justiça.
No início de maio deste ano, o app foi bloqueado mais uma vez e foi liberado após liminar. Nas duas ocasiões anteriores, o motivo foram investigações criminais que queriam acesso a mensagens trocadas por pessoas dentro do app.
Veja Também
WhatsApp permite apagar mensagens antes que a outra pessoa veja
Homem é atacado a tiro em porteira de chácara na BR-364
PRF registrou 10 mortes durante a Operação Natal em Rondônia