Rondônia, 16 de dezembro de 2025
Polícia

Justiça rápida segue com triagem nesta quarta

A Operação Justiça Rápida Itinerante ampliou em mais um dia o atendimento à população nas triagens dos casos que podem ser solucionados pelo Judiciário. O atendimento segue até esta quarta-feira, na Escola Castelo Branco, na avenida Farqhuar, em Porto Velho. De acordo com o juiz coordenador da operação, Johnny Gustavo Clemes, a grande procura das pessoas pelos serviços motivou a prorrogação do período de triagens, para facilitar, ainda mais, o acesso ao Judiciário.

Durante esta terça-feira pela manhã, segundo a escrivã Kasuelinda Nakashima Vieira, cerca de 500 pessoas já haviam passado pelos atendimentos nos quatro dias de operação.

Aproveitando a ação, Dulcinéia de Oliveira Monteiro foi solicitar a guarda unilateral e o pensão alimentícia da filha. Atualmente, ela tem a guarda compartilhada com o pai da criança. “Minha filha agora mora comigo, somente comigo, e o pai dela não está ajudando desde então. E aqui achei mais rápido que procurar o pelo processo normal”, diz.

O professor José Barbosa Lopes procura também a Vara da Família. Ela quer deixar de pagar a pensão da filha já concluiu a faculdade e começou a trabalhar. “Ela colou grau esse ano, está trabalhando e agora tem condições de se manter. Esse tipo de processo da Justiça comum é mais difícil e demorado. Aqui na Justiça Rápida já vim para um atendimento uma vez, gostei e é um via mais rápida para resolver esse tipo de coisa”, acredita o José.

Já a dona de casa Roleide Rafaete da Cunha aproveitou a chance para fazer a certidão de nascimento do filho de 10 anos. Ela diz que tentou fazer antes, mas ela havia perdido o próprio registro e por não tinha como fazer o do filho. “Sou do Pará e não tinha como tirar o meu registro. Consegui há pouco tempo e agora vou tentar regularizar a situação do meu filho”, conta.

A triagem começou no último sábado na Zona Sul de Porto Velho. Kasuelinda diz que apesar de ter havido um feriado, a procura foi intensa. “A gente teve um bom volume de pessoas, tanto no sábado como no domingo. Estamos em torno de 500 pessoas. A maior procura erros em certidões de nascimento e casamento que é a vara de registros públicos e também o divórcio. Aqui é de forma direta. Foram quatro dias de triagem, as audiências já começam agora no próximo dia 11 de junho”, afirma a escrivã

SIGA-NOS NO

Veja Também

PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana

Operação Vape retira do mercado 547 dispositivos eletrônicos proibidos em Rondônia

Adolescente de 17 anos é apreendida com cocaína presa ao corpo em aeroporto do Amazonas

Disparo dentro de residência leva à apreensão de arma e drogas na zona sul de Porto Velho