Merenda escolar: Operação da PF e CGU mira empresários do ramo de alimentos

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União - CGU/RO, deflagrou nesta sexta-feira (16) a Operação Factio, que investiga malversação de recursos públicos federais destinados à compra de merenda escolar do Estado de Rondônia e do Município de Porto Velho.
As investigações tiveram início ainda no ano de 2018, a partir de notícia endereçada à Controladoria Geral da União - CGU/RO. Em apuração preliminar, a CGU constatou indícios da robustez da denúncia inicial e remeteu nota técnica à Polícia Federal, detalhando os elementos até então apurados, dando início à investigação policial no âmbito da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros.
Participam da operação 53 policiais federais no cumprimento de mandados de busca e apreensão em 13 (treze) endereços em Porto Velhx contando ainda com o apoio de 4 servidores da CGU.
Os crimes sob apuração são fraude à licitação, falsidade ideológica, corrupção ativa, corrupção passiva e associação/organização criminosa, cometidos por vários grupos de empresários do ramo de alimentos no Estado de Rondônia, em prejuízo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e instituições estaduais e municipais de ensino situadas em Porto Velho e região, dentro da circunscrição da SR/PF/RO.
Veja Também
Merenda escolar: empresas receberam mais de R$ 28 milhões; veja como funcionava o esquema
Abusos: homem é preso em Cacoal por estuprar a própria a filha
Polícia cumpre mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento em assassinato
Denarc prende ex-policial penal com 6 kg de drogas na zona sul de Porto Velho
