Rondônia, 18 de dezembro de 2025
Polícia

MPF classifica Rondônia como um dos melhores em transparência de informações

Rondônia ficou com nota 10, no ranking nacional de transparência avaliado pelo Ministério Público Federal (MPF) e divulgado nesta quarta-feira (8). A avaliação é anual e identifica o grau de transparência política de prevenção e combate à corrupção e lavagem de dinheiro pela metodologia do MPF.

Pela lei de acesso à informação 12.527/2011, todos as entidades públicas municipais e estaduais tem por obrigação informar através do portal virtual todas as ações, sendo avaliados pelo MPF as boas práticas de transparência e gestão, com 16 quesitos elaborados, considerando a receita estadual ou municipal (prevista e arrecadada), as despesas (confrontando afixadas e empenhadas), prestações de contas, licitações (abertas, concluídas e nomes dos vencedores), diárias (beneficiários, valores e motivos), e atendimento ao cidadão pelo e-Sic virtual e físico (através do Tudo Aqui - antigo Shopping Cidadão).

Segundo o controlador geral do Estado, Francisco Netto, “praticamente todos os pedidos lançados no Portal da Transparência feitos este mês pela sociedade, tanto virtualmente ou fisicamente (no Tudo Aqui), foram 100% respondidos ou já atendidos, e tudo pode ser acompanhado pelo portal www.transparencia.ro.gov.br”, explicou. De sete questionamento realizados pela população este mês, quatro já foram encaminhados e três respondidos.

Netto afirma que o resultado se deve ao trabalho realizado pelo estado em melhorar o serviço, principalmente nos últimos seis meses. “Só empatamos com o Ceará e o Espírito Santo. Fizemos treinamentos com todos os servidores dos controles internos, promovemos aberturas de contratos e convênios integrais, e dados de compras em um só portal, ajustando tudo às determinações do MPF”, justificou.

O controlador geral ressalta que a média de atendimentos pelo Portal da Transparência é de 50 a 70 por mês, mas a estimativa é que os número aumentem diante dos positivos resultados. Netto adianta ainda que até o final de julho, o portal será reestruturado, dando mais leveza e facilitando ainda mais o acesso do cidadão às informações.

A capital rondoniense ficou em quinto lugar na avaliação do MPF, com a nota 9,8. Na média nacional, os municípios de Rondônia ficaram com a nota 7,2, ocupando a quarta colocação no ranking da média dos municípios de cada unidade federativa.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Criminoso morre em confronto com a PM durante operação em Porto Velho

Facção que avançava em controle territorial na capital é alvo de operação das Forças Integradas

Polícia Civil prende 18 na terceira fase da Operação Descarrilho

Mais duas pessoas morrem em Porto Velho em acidentes diferentes envolvendo motos