Nazif sanciona lei que estimula instalação de empresas e geração de empregos
O prefeito Mauro Nazif sancionou na tarde desta quarta-feira (18), a Lei Complementar nº 622 de 17 de maio de 2016, que altera dispositivos da Lei nº 97 de 29 de dezembro de 1999, referente ao uso e ocupação do solo em Porto Velho. A solenidade foi prestigiada por secretários e técnicos da prefeitura, além de representantes de postos de combustíveis que comemoraram o feito.
Nazif disse que foi estimulado a reavaliar a antiga lei, pois ela estava dificultando o desenvolvimento da cidade na medida em que “travava” a instalação de novas empresas e, consequentemente, a geração de empregos. “Nesse momento de crise e de recessão nós temos que dar as mãos. Não queremos multar e nem autuar, queremos ser parceiros”, enfatizou o prefeito.
A arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Graciele Maia, explicou as principais mudanças e os benefícios da nova lei. Antes, porém, disse que o projeto foi elaborado a pedido do prefeito e em conjunto com técnicos de outros órgãos da gestão municipal, a exemplo das Secretarias de Fazenda (Semfaz), Meio Ambiente (Sema) e Transportes e Trânsito (Semtran), para que não conflitasse com outros órgãos municipais.
Dentre as mudanças, Maia disse que a lei estipula 1,20 de largura para sacadas, 2 metros para calçadas, distância de 50 metros dos postos de combustíveis para igrejas, hospitais e escolas, área total de 600 metros quadrados (antes era 1.250 metros quadrados), ter no máximo dois pisos e construção de até 50% do terreno.
Além disso, a nova lei autoriza a prática de qualquer outra atividade comercial no mesmo espaço das empresas de combustíveis, desde que não fira interesses coletivos, de saúde e ambiental, conforme a legislação estabelece. “A lei antiga gerava entraves na hora do licenciamento. Procuramos atender o que é politicamento correto”, acrescentou a arquiteta.
Representante de uma empresa atacadista que também atua na comercialização de combustíveis, Jean Pereira disse que foi um dos primeiros a propor adequações na legislação, de maneira que pudesse atender tanto ao interesse público, como dos empresários e da sociedade. “Nós acreditamos em Porto Velho e queremos gerar empregos. Só temos que agradecer ao Dr. Mauro e sua equipe”, comentou.
“Nosso objetivo é fazer as coisas corretamente, gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento da cidade. O prefeito Mauro Nazif está de parabéns”, declarou Volmir Xinaider, funcionário de grande revendedora de produtos petrolíferos.
Veja Também
Mais duas pessoas morrem em Porto Velho em acidentes diferentes envolvendo motos
Operação Império da Lei prende 7 e apreende arma da Polícia Civil do Mato Grosso em Nova Mamoré
Após mulher relatar agressão, homem é encontrado gravemente ferido dentro de casa
Criminosos invadem residência pelo telhado, rendem adolescente e fogem com R$ 10 mil