Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Polícia

OAB vacina advogados de Porto Velho contra gripe H1N1

Os advogados de Rondônia estão sendo imunizados contra gripe H1N1 nesta quinta-feira (23), em Porto Velho. A vacinação ocorre na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia (OAB-RO) e é promovida pela Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro). De acordo com Tadeu Aguiar Neto, diretor tesoureiro da Caaro, esta é a segunda fase da campanha neste ano. Os dados do Ministério da Saúde apontam que 1.003 pessoas morreram por causa do vírus H1N1 desde o início do ano até o dia 11 de junho em todo o país.

“O objetivo é atender ao advogado de Rondônia. Hoje estamos priorizando o advogado, mas se ele quiser ceder a vacina dele para um dependente, assim será feito. Já fizemos uma imunização no interior, onde existia possibilidade de foco da doença, atendendo as cidades de Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná”, afirma Tadeu.

A campanha é realizada anualmente pela entidade durante o período da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde. No entanto, por conta da grande procura, houve falta de doses da vacina. “O problema é que não existe mais vacinas para serem vendidas, a OAB comprou 30 mil doses que não atende nem toda a categoria. Mas, vamos conseguir vacinar os advogados de Rondônia. Agora estamos em Porto Velho e depois vamos novamente voltar para o interior”, afirma.

Cuidados contra a gripe

A gripe é uma doença altamente contagiosa, transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam no meio ambiente. Como muitas vezes não se pode evitar o contato com pessoas infectadas, a solução mais eficaz é tomar a vacina, indicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como maneira efetiva de se prevenir contra a doença.

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe, entre elas, ações de higiene como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministro da Justiça autoriza envio da Força Nacional para Porto Velho

PM realiza operação “Aliança pela Vida, Moradia Segura II” no residencial Orgulho do Madeira com prisões e apreensões de armas e drogas

Sem segurança, trabalhadores recolhem todos os ônibus das ruas de Porto Velho

Capital amanhece sem transporte coletivo, com medo e insegurança em meio a onda de ataques