Rondônia, 15 de janeiro de 2025
Polícia

Operação Água Bento: Ifro nega busca em campus informada pela PF e diz que ainda não foi notificado

Em nota de esclarecimento divulgada em seu site, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), rebateu declarações da Polícia Federal de que o campus de Colorado do Oeste também tenha sido alvo de devassa durante a Operação Água Benta, desencadeada nesta quarta-feira (23), para combater corrupção na entidade de educação.

A PF havia informado que foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas unidades de Ariquemes e Colorado do Oeste, mas o Ifro negou. “Esclarecemos também, que as ações dos órgãos de controle se deram apenas na unidade de Ariquemes e que, diferente do que foi divulgado em nota, no Campus Colorado do Oeste não foram feitas buscas ou ações de investigação”, disse.

O instituto afirmou ainda que não foi notificado sobre as medidas e ações da PF e CGU. Confira:

Nota de Esclarecimento

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) vem a público esclarecer que até o momento não foi notificado oficialmente quanto a medidas e ações da Polícia Federal e Controladoria-Geral da União na investigação deflagrada pela operação “Água Benta”, em Ariquemes, neste dia 23 de agosto. A gestão contribuirá como puder com os órgãos de controle.

O Instituto já solicitou aos órgãos informações quanto à investigação e aguarda posicionamento oficial. Na oportunidade, o IFRO se colocou à disposição para esclarecimentos.

A nova gestão do IFRO reafirma o compromisso institucional de combater irregularidades e tomará as providências administrativas internas necessárias para afastamento dos envolvidos e, concomitantemente instauração de PAD - Processo Administrativo Disciplinar - para apuração dos fatos.

Esclarecemos também, que as ações dos órgãos de controle se deram apenas na unidade de Ariquemes e que, diferente do que foi divulgado em nota, no Campus Colorado do Oeste não foram feitas buscas ou ações de investigação.

Importante ressaltar que a Instituição preza pelos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da segurança jurídica, da eficiência e do interesse público, e repudia ações que lesem o erário.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Mais de 10 veículos foram incendiados entre a noite de quarta e a madrugada desta quarta-feira em Porto Velho

PF e PRF pedem reforços paaa atuarem contra ataques criminosos

Onda de ataques em Porto Velho aumenta mesmo após chegada da Força Nacional de Segurança

Ministro da Justiça autoriza envio da Força Nacional para Porto Velho