Operação Brocas: Polícia cumpre mandados de prisão por crimes de homicídio e ambiental
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (13), na região do Vale do Jamari, a Operação Brocas para o cumprimento de oito mandados de prisão temporárias e preventivas de membros de uma organização criminosa voltada a crimes ambientais de dano à unidade de conservação, homicídio, tentativa de homicídio e coação do curso do processo contra fiscais da Sedam. Quatro mandados já foram cumpridos até o momento.
A ação acontece em Buritis, Campo Novo, Ariquemes e Alto Paraíso com 45 policiais civis, 20 militares e 10 técnicos da Sedam.
De acordo com a polícia, a Operação Brocas é uma continuidade de outras duas que já foram desencadeadas neste ano. A primeira denominada de Operação Terra Prometida teve como objetivo prender pessoas que comandavam uma quadrilha responsável por explorar e invadir ilegalmente as áreas da Unidade de Conservação do Parque Estadual de Guajará-Mirim para comercializar os lotes. A segunda, Operação Rota Invertida foi desencadeada para desarticular uma quadrilha envolvida em lavagem de capitais, suspeita de fraude na emissão de Documento de Origem Florestal (DOF) e apropriação indébita.
O delegado Júlio Cesar, destacou que entre os presos na Operação há um policial militar. “Essa é a terceira Operação que está acontecendo em parceria com a Sedam do Vale do Jamari para prender criminosos que não tinham sido presos em duas Operações anteriores que é a Terra Prometida e Rota Invertida. Ontem, nós conseguimos prender quatro pessoas que faziam parte dessa organização criminosa e nesta quarta-feira (13) nós saímos para cumprir mais oito mandados de prisão, conseguimos prender quatro pessoas entre eles um policial militar acusado de cometer um homicídio na região e agora os policiais estão em campo para prender os outros quatro que estão faltando”, explica. O delegado Roberto dos Santos também coordenou a ação.
Ainda de acordo com o delegado há suspeitos de tentativa de homicídio contra fiscais da Sedam durante o trabalho de fiscalização do Vale do Jamari.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão foram apreendidas várias armas de fogo e carregadores de pistola 380.
Veja Também
Traficante é flagrada transportando mais de 11 kg de maconha no aeroporto de Porto Velho
Vias da zona sul são fechadas após denúncia de bomba, mas esquadrão só recolhe material para análise
PM prende dupla armada em moto na capital
PM fecha bar usado como boca de fumo e prende casal com drogas e armas no Orgulho do Madeira