Rondônia, 20 de novembro de 2024
Polícia

Operação Colheita Amarga: PF cumpriu 5 mandados de buscas

Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (11), durante a Operação Colheita Amarga, deflagrada para combater ao desvio e apropriação de verbas públicas junto à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri). As cautelares foram cumpridas em Porto Velho, Ariquemes, Vale do Anari e Colorado.

De acordo com a Polícia, as investigações tiveram início no ano de 2018, a partir de notícia anônima endereçada à Gerência de Inteligência da Casa Militar da Governadoria do Estado, a qual apresentou relatório técnico à Polícia Federal.

Há indícios de envolvimento de servidores da Secretaria de Agricultura nos desvios de verbas que deveriam ser utilizadas para aquisição de produtos em diversos municípios de Rondônia.

Até o momento, verificou-se que o crime era praticado de duas formas: através de sobrepreço na compra dos produtos, a fim de parte do valor ser desviado para o servidor envolvido, e também através de simulação de venda unilateralmente pelos servidores integrantes da organização criminosa, sem conhecimento dos produtores rurais.

Os crimes sob apuração são peculato e associação ou organização criminosa, cometidos por funcionários públicos do Estado de Rondônia em prejuízo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Este programa é promovido pelo Governo Federal em parceria com Estados e Municípios para o enfrentamento da fome, da pobreza e o fortalecimento da agricultura familiar, através da aquisição direta de produtos fornecidos por pequenos agricultores, o que explica o nome da operação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Criminoso é baleado após atirar contra viatura da PM em Porto Velho

Vítima reage a assalto, bandido consegue fugir, mas acaba preso pela PM

Jovem é presa por dirigir embriagada e pai também é levado à delegacia por dar veículo a ela

Jovem é assassinado em casa por dupla criminosa