Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Polícia

Operação conjunta combate expulsões violentas no condomínio Porto Madero IV

Uma nova operação contra invasões e tomada violenta de moradias no Condomínio Porto Madero IV foi realizada nesta sexta-feira (28) pelos órgãos de segurança de Rondônia. A ação integra a Operação Territorium, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO), e teve como foco combater o domínio territorial imposto por uma organização criminosa que expulsava moradores e controlava o local mediante ameaça armada.

As investigações tiveram início em setembro de 2024, após denúncias anônimas encaminhadas ao Ministério Público Estadual pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRO). Conforme levantamentos já realizados, o grupo passou a invadir apartamentos, tomar unidades à força e restringir o funcionamento de serviços essenciais, chegando a intimidar profissionais de saúde e servidores da Caixa Econômica Federal.

As equipes identificaram que uma das moradias encontradas estava completamente desocupada e vinha sendo utilizada para o consumo de drogas e para a realização de “Tribunais do Crime”, prática atribuída ao grupo que vinha impondo controle armado sobre os moradores.

Nesta fase da operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão contra alvos considerados estratégicos e ainda residentes no condomínio. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho e executadas com apoio da FTICCO.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa armada, esbulho possessório, extorsão e constrangimento ilegal.

A FICCO/RO é formada pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Militar e Secretaria Nacional de Políticas Penais, em atuação integrada contra o crime organizado em Rondônia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Jovem passa mal e acaba presa após médicos detectarem ingestão de 25 porções de cocaína

Operação Quimera: um morto, prisões e grande apreensão de armas, drogas e munições

Dentista investigado por planejar morte do pai se entrega à Polícia Civil em Porto Velho

PF investiga falsa identidade policial usada em redes sociais na capital