Operação da Draco afasta vereador de Ariquemes por rachadinha e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de Rondônia, por intermédio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco 2), comandada pelos delegados Fred Matos, Roberto dos Santos e Rondinelly Moreira, , deflagrou nesta quinta-feira (7) a operação CashBack, para colher provas da prática de "rachadinha", realizada por um parlamentar municipal de Ariquemes, que resultou em seu afastamento judicial por 120 dias.
As investigações revelaram que o vereador exigia uma parcela da remuneração de seus assessores e indicados tanto na Câmara Municipal quanto na Prefeitura de Ariquemes. Além disso, utilizava terceiros para ocultar os valores recebidos. Os crimes apurados incluem Peculato, Associação Criminosa e Lavagem de Capitais.
Além da equipe de policiais da Draco 2, a operação está sendo realizada com apoio do Departamento de Estratégia e Inteligência (DEI) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público estadual. O afastamento é por 120 dias.
Segundo a Polícia, as investigações revelaram que o vereador exigia uma parcela da remuneração de seus assessores e indicados, tanto na Câmara Municipal quanto na Prefeitura de Ariquemes. Também utilizava terceiros para ocultar os valores recebidos. Os crimes apurados ainda incluem peculato e associação criminosa.
A operação mobilizou cerca de 50 policiais, resultando no cumprimento de 12 medidas de busca e apreensão, além do afastamento do vereador por 120 dias.
O nome "CashBack" quer dizer "Dinheiro de Volta" e refere-se ao conceito em que o consumidor recebe parte do valor pago por um produto ou serviço. Neste caso, a operação busca elucidar os mecanismos utilizados para a devolução de recursos ilicitamente obtidos pelo vereador investigado.
Veja Também
PRF em Rondônia prende quatro motoristas por embriaguez ao volante neste fim de semana
Operação Vape retira do mercado 547 dispositivos eletrônicos proibidos em Rondônia
Adolescente de 17 anos é apreendida com cocaína presa ao corpo em aeroporto do Amazonas
Disparo dentro de residência leva à apreensão de arma e drogas na zona sul de Porto Velho