Operação da PF cumpre mandados contra envolvidos em envio de cédulas falsas pelos Correios

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Pecunia Ficta, com o objetivo de desarticular uma rede criminosa envolvida na comercialização e envio de cédulas falsas por meio do serviço postal. As ações ocorreram nos estados da Bahia e de Minas Gerais, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal.
As investigações começaram após a prisão em flagrante de um homem no município de Vilhena, que havia recebido notas falsas por encomenda. A partir desse caso, a Polícia Federal identificou indícios de um esquema articulado, com atuação em diferentes estados, voltado à produção, negociação e distribuição de dinheiro falsificado.
De acordo com as apurações, os integrantes do grupo utilizavam aplicativos de mensagens para oferecer as cédulas ilícitas. As negociações eram feitas virtualmente, com os pagamentos realizados por transferências bancárias, em contas de terceiros. Após a confirmação dos depósitos, o material era encaminhado aos compradores pelos Correios.
Os envolvidos no esquema poderão responder por crimes como falsificação de moeda e associação criminosa. As investigações prosseguem para aprofundar a identificação dos responsáveis e dimensionar o alcance da rede.
Veja Também
Vídeo: acidente entre carro e carretas deixa mortos na BR-364 neste sábado
Homem é morto com vários tiros na cabeça na Vila da Penha
Criminoso que abusava de criança desde os 9 anos dela é preso
Veículo obtido por fraude após locação é recuperado em operação na fronteira com a Bolívia