Operação da PF destrói 49 embarcações usadas no garimpo ilegal no rio Madeira

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama deflagrou, nesta sexta-feira (24), a Operação Hefesto II, com o objetivo de prevenir e reprimir a extração ilegal de ouro e outros crimes ambientais no trecho do Rio Madeira compreendido entre os distritos de Aliança, São Carlos e Nazaré, em Rondônia.
Durante as diligências foram identificadas dragas e balsas de médio e grande porte empregadas na extração, evidenciando, de acordo com a PF, atividade estruturada e com capacidade de extração em larga escala, distinta de práticas artesanais. Em razão da impossibilidade de remoção desses equipamentos, 49 embarcações e motores utilizados na atividade ilícita foram inutilizados no local.
Também foram apreendidos aparelhos celulares dos suspeitos flagrados a bordo e frascos contendo mercúrio, substância denominada altamente tóxica, comumente empregada no processamento ilegal do minério. Os materiais e as embarcações inutilizadas serão devidamente contabilizados e encaminhados conforme os procedimentos legais.
As investigações agora se voltam à identificação dos financiadores, operadores logísticos e demais elos da cadeia criminosa, inclusive responsáveis pelo suporte material e pela receptação do ouro extraído ilegalmente. Os envolvidos poderão responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e associação criminosa, entre outros delitos eventualmente identificados no curso das apurações.
Veja Também
PM apreende mais de 320 quilos de drogas durante operação em Cacoal
PF apreende mais de 26 quilos de skunk em dois dias no aeroporto de Porto Velho
Operação conjunta intercepta carro com 210 quilos de maconha em Rondônia; um foi preso
Briga em bebedeira entre amigos termina com homem gravemente ferido a facadas