Operação da Polícia Civil prende 17 pessoas de organização criminosa voltada para invasão de terras
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2), deflagrou na manhã desta sexta-feira (11), a Operação Canaã, com objetivo principal desarticular organização criminosa dedicada à invasão de terras privadas na região de São Francisco do Guaporé.
Apurou-se que a prática realizada pela Orcrim consiste em mapear em lotes a área a ser invadida, invadir a propriedade privada utilizando-se de armamento de alta letalidade, oferecer as cotas aos camponeses e investidores mediante pagamento pecuniário, veículos e armas, sob a promessa de legalização da posse após a tomada do local, se remetendo à Canaã, a terra prometida.
Foram cumpridos 17 mandados de prisão temporária e 21 (vinte e um) mandados de busca e apreensão contra as principais lideranças e integrantes da Orcrim, nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná, Seringueiras, Mirante da Serra, São Miguel do Guaporé e na cidade de Várzea Grande-MT.
A operação contou com o apoio da Sesdec, Core/PC, Draco1, Derf/PC, PRF, além de diversas unidades policiais do interior do Estado.
Segundo o Diretor-Geral da Polícia Civil, Samir Fouad Abboud: “a Polícia Civil está atuando arduamente na resolução dos conflitos agrários”.
Veja Também
MP oferece denúncia por organização criminosa armada contra 18 pessoas por invasão de propriedades
Acusado de matar três pessoas em São Francisco do Guaporé é preso pela PM
Homem mata amiga da ex-mulher a tiros na zona sul de Porto Velho
Ex-prefeito de Vale do Anari é executado a tiros dentro de caminhonete