Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Polícia

OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL EM MATO GROSSO CUMPRE MANDADOS EM RONDÔNIA

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (18), a "Operação Geia", com o objetivo de combater a falsificação de títulos do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), os quais eram realizados para obter o registro de imóveis de terras que haviam sido arrecadadas pela União.



Investigação

A operação, batizada de “Geia”, também combate os crimes de falsidade documental, estelionato, associação criminosa, oferta de terras irregulares como compensação de áreas perante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e apropriação de terras públicas.

Investigação

Segundo informações da assessoria de imprensa da PF, durante a investigação, apurou-se que negociadores gerenciavam a venda das terras, agenciando compradores e cuidando para que as terras tivessem seus registros atualizados perante as repartições públicas competentes.

No caso, agentes públicos seriam os responsáveis por facilitar as fraudes e os registros, conferindo veracidade às informações constantes nos documentos apresentados.

A PF descobriu, ainda, que grileiros patrocinavam as invasões e persuadiam pessoas a adentrarem na posse das terras.

A organização criminosa contaria ainda com assessores técnicos, constituída por advogados, que davam orientações quanto ao trâmite jurídico, e laranjas, que emprestavam seus nomes para figurarem como proprietários.

Operação Geia

O nome da operação foi extraído da deusa grega que simboliza a terra, em face dos delitos apurados envolverem fraudes relacionadas a títulos falsificados do Incra.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Jovem passa mal e acaba presa após médicos detectarem ingestão de 25 porções de cocaína

Operação Quimera: um morto, prisões e grande apreensão de armas, drogas e munições

Dentista investigado por planejar morte do pai se entrega à Polícia Civil em Porto Velho

PF investiga falsa identidade policial usada em redes sociais na capital