Operação de combate a pedofilia é realizada em Rondônia, Distrito Federal e mais 23 estados
O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou nesta sexta-feira (20) uma megaoperação de combate à pedofilia. A Operação Luz na Infância mobilizou 1,1 mil policiais para cumprir mandados de busca e apreensão em Rondônia, no Distrito Federal e em mais 23 estados.
A Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA) já realizou algumas prisões em Porto Velho.
Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do ministério, esta é uma das maiores ações mundiais contra a pedofilia. Os alvos da operação foram identificados após seis meses de investigações conjuntas da Senasp com agências de inteligência das secretarias estaduais de segurança pública e polícias civis, com a colaboração da embaixada dos Estados Unidos.
Os investigadores mapearam a ação dos pedófilos na internet – ambiente que, segundo a Senasp, facilita a conduta criminosa de adultos que buscam atrair crianças e adolescentes. “O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos”, informa a Senasp, em nota.
Um balanço preliminar da operação vai ser divulgado pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, em entrevista coletiva, no Rio de Janeiro, ainda esta manhã.
Veja Também
Polícia Civil prende três pessoas em operação de combate a pedofilia, em Porto Velho
Vítimas de pedófilos de Rondônia eram menores de 10 anos
Disque 100 recebeu mais de 20 mil denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes em 2017
Acusado de matar três pessoas em São Francisco do Guaporé é preso pela PM