Operação do MP e PM cumpre mandados de prisões contra facções em condomínios e no sistema prisional
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, e a Polícia Militardeflagraram nesta quarta-feira (10) uma operação de combate a facções criminosas, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes correlatos.
A Operação Cnidários acontece de forma simultânea em 13 Estados, sob a coordenação geral do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Em Rondônia, o trabalho tem a atuação dos promotores, delegados de polícia e policiais lotados no Gaeco e 106 policiais militares para o cumprimento de 30 mandados de prisão, totalizando cerca de 120 pessoas envolvidas no trabalho.
O objetivo da ação integrada é desarticular organizações criminosas violentas que atuam nas ruas, condomínios populares e nos sistemas prisionais, efetivar prisões de seus integrantes e coletar provas das práticas delituosas detectadas em investigações realizadas no âmbito do Ministério Público brasileiro.
A operação tem o nome em referência a um grupo de organismos aquáticos, que podem viver escondidos nas profundezas dos oceanos, longe da luz solar, tal como algumas das características inerentes ao modus operandi das facções criminosas.
Veja Também
Operação do MP e PM em Rondônia coloca 23 foragidos atrás das grades, nesta quarta-feira
Polícia Civil desvenda golpe de seguro disfarçado como ataque criminoso
Encapuzado mata jovem em frente de casa na capital
Criminoso de alta periculosidade é morto a tiros por dupla em moto na zona leste