Rondônia, 16 de janeiro de 2025
Polícia

Operação em Buritis mira cibercriminosos especialistas em chantagear vítimas

A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Buritis, deflagrou a Operação CiberCrime, em combate a criminosos que utilizavam perfis para difamar, injúriar e calúniar vítimas, naquela cidade.

Cinco mandados de buscas foram cumpridos na casa dos investigados, que resultou na apreensão de documentos, que vão ajudar nas investigações.

Segundo a Polícia, alguns perfis exigiam o pagamento de valores para não divulgar fofocas, supostos casos extraconjugais, assédios a funcionários e contra empresas. A vítimas se viam obrigadas a pagar os valores para não sofrer prejuízo moral e, consequentemente, financeiro.

Os investigados contabilizaram mais de 30 ocorrências policiais registradas nos anos de 2022 e 2023, além de inúmeros outros casos subnotificados.

O inquérito apurou que os perfis também divulgaram informações falsas em relação a ataques em escolas, o que gerou pânico à população local no mês de abril deste ano, segundos os delegados Niki Locateli e Leomar Gonçalves, que coordenaram as investigações, que contaram com o trabalho de inteligência. 

Essa é a primeira fase da operação que terá prosseguimento após a análise do material apreendido.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Polícia prende três em operação contra esquema de tráfico de drogas em Machadinho D’Oeste

Motociclista morre em grave acidente na região central de Porto Velho

Mais de 10 veículos foram incendiados entre a noite de quarta e a madrugada desta quarta-feira em Porto Velho

PF e PRF pedem reforços para atuarem contra ataques criminosos