Rondônia, 29 de janeiro de 2026
Polícia

Operação Espião: PF desarticula esquema de fraude em documentos para legalizar madeira ilegal

A Polícia Federal desencadeou, nesta sexta-feira (29), a Operação Espião com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pela falsificação de documentos públicos utilizados para dar aparência de legalidade à madeira retirada de forma ilícita. A ação foi autorizada pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia, que expediu quatro mandados de busca e apreensão cumpridos em Porto Velho, Cujubim e Rondonópolis (MT).

Durante a execução das ordens judiciais, foram apreendidos quatro veículos, vários aparelhos celulares e uma arma de fogo de uso restrito. A posse da arma resultou na prisão em flagrante de um suspeito, que foi conduzido à Superintendência Regional da Polícia Federal em Porto Velho para os procedimentos legais.

As investigações começaram em 2021, após fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que constatou a inserção de informações falsas no Sistema DOF (Documento de Origem Florestal) por madeireiras que atuavam sem licença ambiental. Há indícios de que parte da madeira comercializada tenha origem na Terra Indígena Kaxarari.

A análise do material apreendido seguirá para aprofundar as apurações e identificar todos os envolvidos no esquema.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Operação da CGU e PF mira desvios de recursos na contratação de shows no Acre

PM apreende 57 kg de maconha durante abordagem em suspeito de assalto de R$ 100 mil

Governo de Rondônia intensifica policiamento em locais de grande circulação durante o período de Carnaval

Operação conjunta combate garimpo ilegal e inutiliza draga em terra indígena na fronteira com a Bolívia