Operação Golden Hair: grupo liderado por empresário é investigado por garimpo e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (9) a Operação Golden Hair, voltada ao combate a uma organização criminosa responsável por transporte ilegal de ouro, garimpo clandestino e lavagem de dinheiro. A ação cumpriu 5 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia, todos executados em Porto Velho.
As investigações tiveram início após a prisão em flagrante realizada pela Polícia Rodoviária Federal, que interceptou um veículo transportando cerca de 1 kg de ouro escondido em compartimentos internos. A partir desse episódio, a Polícia Federal identificou a existência de um esquema estruturado que utilizava veículos alugados para transportar o minério entre Porto Velho e Guajará-Mirim.
De acordo com as apurações, o grupo era comandado por um empresário que, mesmo exercendo atividade formal, coordenava a logística criminosa. O esquema contava ainda com a participação de funcionários e familiares, que atuavam como transportadores.
No cumprimento das diligências, foram apreendidos veículos e armas de fogo supostamente usados nas atividades ilegais. Documentos recolhidos mostram que os contratos de locação dos veículos eram firmados em nome do líder, mas cada viagem era realizada por um condutor diferente, numa tentativa de dispersar responsabilidades. Entre os motoristas identificados, está um servidor público.
O material apreendido seguirá em análise, dando continuidade às investigações conduzidas pela Polícia Federal.
Veja Também
Ladrões arrombam loja e roubam 300 camisas em Porto Velho
Condenado a mais de 87 anos, perigoso foragido morre em confronto com o BOPE
Briga em motel termina com homem morto em Porto Velho
Jovem passa mal e acaba presa após médicos detectarem ingestão de 25 porções de cocaína