Operação Iara apreende arma e munições em área de proteção ambiental na Ponta do Abunã
Uma arma de fogo e munições foram apreendidas neste sábado(16), durante a Operação Iara, realizada pela Polícia Militar de Rondônia em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). A ação ocorreu no leito do rio Simão Grande, localizado no interior do Parque Nacional Mapinguari, na Ponta do Abunã, em Porto Velho.
De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, por volta das 12 horas, a equipe do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) observou uma barraca de camping às margens do rio durante uma fiscalização fluvial. A operação tem como objetivo combater a pesca predatória e garantir o cumprimento do período de defeso na bacia hidrográfica da Ponta do Abunã.
No local, a polícia avistou um homem de estatura mediana, pele parda, aparentando entre 50 e 55 anos. Segundo os militares, o suspeito fugiu para a floresta ao notar a aproximação das equipes, desobedecendo à ordem de parada. Apesar das buscas, ele não foi localizado.
Durante a vistoria no acampamento, os policiais encontraram um rifle calibre .22, de cor preta oxidada, acompanhado de um carregador e nove munições intactas. O BPA ressaltou que, de acordo com uma portaria conjunta da Polícia Federal e do Exército Brasileiro, armas longas, semiautomáticas e raiadas são de uso restrito.
O armamento, as munições e o carregador foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
Veja Também
PRF registrou 10 mortes durante a Operação Natal em Rondônia
Operação coordenada pelo MPRO cumpre 32 mandados em Rondônia e Mato Grosso do Sul
Homem morre em confronto com a PM durante operação em Porto Velho